




O documentário “Orgulho de Ser Brasileiro” discute o sentimento envolto neste momento que o país atravessa. Numa narrativa de busca pessoal do diretor Adalberto Piotto pelo sentimento de orgulho de ser do Brasil. São entrevistadas personalidades que se dividem em depoimentos ao longo do documentário questionando o Brasil e se questionando sobre a cultura dos brasileiros e o momento do país.
Ancorado numa narrativa dinâmica com fotografia conceitual que explora vários ângulos dos entrevistados e depoimentos reveladores, o filme é permeado por trechos do hino nacional interpretado por Badi Assad. Num formato provocativo, promete ir muito além do “Ouviram do Ipiranga” ou do sentimento-padrão de que “o brasileiro é o melhor povo do mundo” a que nos acostumamos.
Foram colhidos depoimentos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o artista plástico Romero Britto, o técnico de futebol Carlos Alberto Parreira, a geneticista Mayana Zatz, o filósofo Roberto Romano, o dramaturgo Gerald Thomas, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, o escritor Ferréz, os músicos Max de Castro e Simoninha, o jornalista e empresário radicado na Flórida Carlos Borges, a corretora de Imóveis em Miami Yara Gouveia, o colunista de vinhos Didú Russo, o ex-ministro da Saúde Adib Jatene e o bispo emérito de Blumenau Dom Angélico Sãndalo Bernardino.
Segundo Adalberto Piotto o filme documentário “não é ufanista, é pra discutir. Não é contra o Brasil, é a favor. É real. Feito por brasileiros e sem intermediários.”.
As pessoas podem ter uma prévia do filme assistindo ao trailer. O lançamento ocorre no primeiro semestre de 2013.
Cineasta agradece divulgação
Em e-mail encaminhado, ontem (09/02/2013), ao diretor do Jornal Grande Bahia, o cineasta Adalberto Piotto agradeceu a divulgação do filme, quando o mesmo se encontrava na fase de produção:
“Caro Carlos Augusto
Quem lhe escreve é Adalberto Piotto, diretor do filme-documentário Orgulho de Ser Brasileiro.
Antes de tudo, permita-me, agradeço a você pela gentileza da matéria que escreveu quando da entrevista que o ex-presidente Fernando Henrique concedeu para o documentário, no ano passado [2012], em agosto.
Muito gentil de sua parte. Fiquei honrado, quero que saiba.
No mais, também informo que o trailer oficial do filme foi lançado recentemente. Está em www.orgulhodoc.com.br
O filme chega entre abril e maio.
E virá também legendado em quatro línguas: inglês, espanhol, francês e italiano. Isso porque sou muito adepto da internacionalização do Brasil, sobretudo desta forma como fazemos nós brasileiros independentes.
O trailer já tem versão em inglês.
Um grande abraço e estou à disposição”
Apoio a cultura nacional
O Jornal Grande Bahia tem como princípio o apoio e incentivo à produção da cultura nacional. O jornalista Carlos Augusto, diretor do jornal, parabeniza a equipe do filme ‘Orgulho de Ser Brasileiro’, comanda por Adalberto Piotto, pela abordagem e atualidade do tema.
Leia +
Gravando para documentário, ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fala que Brasil avançou, mas precisa superar outras nações em qualidade de vida
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




