
Moradores da Rua Mercúrio, localizada em Feira de Santana, visitaram a redação do Jornal Grande Bahia na terça-feira (09/04/2013) com objetivo de denunciar o grupo empresarial Cencosud Brasil Comercial LTDA, pela edificação de uma unidade da rede de supermercados GBARBOSA, em um terreno situado nos limites do Bairro Muchila e Jardim Acácia. Segundo os moradores, o empreendimento avançou sobre o prolongamento da Rua Macário Cerqueira, obstruindo a rua e os acessos às residências, além de ocupar um terreno que fora destinado a ser praça pública.
“A empresa se apossou de uma rua e quer obstruir a calçada e a garagem da minha residência. Construindo um muro à apenas 30 centímetros de distância do muro da minha casa, obstruindo a garagem”, declara a advogada Ariella Prata.
A aposentada Dilma Celia de Carvalho, mãe de Ariella Prata, com lágrimas na face e com graves problemas de saúde, desabafa:

“Resido há 32 anos neste local. Onde estão construindo o supermercado GBarbosa era para ser uma praça. O empresário que fez o Loteamento Vila Freire (atualmente Bairro Jardim Acácia) foi o senhor Ednaldo Freire de Melo, proprietário da Zig Calçados. Ele sempre afirmou que o terreno seria uma praça. No entanto, além do ocuparem o terreno, estão fechando a rua e obstruindo a garagem da minha residência.”
Outro morador da Rua Mercúrio, o advogado José Nilson Mendes de Santana Filho, explica que a obra executada pelo Cencosud, para implantação de uma unidade do GBarbosa, obstrui o acesso à garagem da residência, e que a residência tem ligações com as duas ruas, Mercúrio e Macário Cerqueira.
“Moro há 30 anos neste local, e de repente resolvem obstruir a garagem da minha casa. Isto é uma completa falta de respeito”, denuncia Nilson Mendes Filho.

Evidências
Os moradores afirmam que dois aspectos apontam para a evidência de que existe uma rua no local. O primeiro aspecto é o fato de existe uma rede de esgoto a cerca de cinco metros do meio-fio da calçada. Outro ponto destacado é que parte da Rua Macário Cerqueira conta com calçamento e de repente o calçamento deixa de existir porque foi obstruído por um tapume da obra do CENCOSUD/GBARBOSA. Eles também afirmaram possuir documentos que comprovam a destinação do terreno como praça.

Ação judicial
A advogada Ariella Prata informou que ingressou com uma ação judicial com objetivo de impedir o andamento da obra e salvaguardar direitos. A ação foi protocolada na justiça de Feira de Santana com o número 0009081-58.2013.805.0080.
Os moradores também manifestaram o interesse em denunciar a situação ao Ministério Público, uma vez que o bairro é residencial e não foi feito estudo de impacto ambiental para que fosse edificada uma construção comercial.
+ Sobre o grupo empresarial
O Cencosud é um dos principais grupos do mercado varejista latino-americano. Com operações na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e no Peru, e com um escritório comercial na China, o grupo tem mais de 30 anos de atuação e permanece em pleno desenvolvimento, conquistando novos mercados e clientes a cada dia. As empresas do setor de alimentos GBarbosa, Mercantil Rodrigues e Perini fazem parte do grupo empresarial.
Confira a reportagem fotográfica
[wp-imageflow2]











Deixe um comentário