Movimento por um Futebol Melhor apresenta balanço positivo, entrada de cinco novos clubes e gigante da telefonia, além de anunciar Fim de Semana histórico de descontos

Evento debateu futebol.
Evento debateu futebol.
Evento debateu futebol.
Evento debateu futebol.

Clubes, torcida e sociedade entenderam a importância de se tornar sócio-torcedor e ajudar o futebol brasileiro a ser cada vez mais forte. Após o lançamento do Movimento por um Futebol Melhor, em 14 de janeiro deste ano, quando nove grandes empresas (Ambev, Pepsico, Unilever, Seara, Danone, Netshoes, Bradesco, SKY e Burger King) passaram a conceder descontos em produtos e serviços, os torcedores entraram no clima impulsionando as receitas dos clubes, obtendo em contrapartida vantagens no bolso. Agora, novos times, a entrada de uma nova empresa parceira e um fim de semana com grandes descontos são as novidades do programa.

Desde seu lançamento, o Movimento vem dando show em campo: saltou da sua formação original de 15 clubes (São Paulo, Corinthians, Santos, Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Atlético-MG, Cruzeiro, América-MG, Bahia e Vitória) para atuais 24 clubes, com times como Fortaleza, Ceará, Ferroviário, Joinville, Flamengo) e hoje, em anúncio oficial, com a entrada de Grêmio, Internacional, Sport, Náutico e Santa Cruz.

O Internacional entra como líder de sócios, com 82 mil, seguido do rival Grêmio (71 mil). Já os times de Recife trazem para campo somados cerca de 25 mil sócios.

Juntos, o número de sócios-torcedores cresceu de 150 mil para 465 mil, ou seja, um incremento de 102 mil e que já representa uma receita de R$ 50 milhões a mais por ano para os clubes participantes. Além do crescimento devido aos novos clubes que aderiram ao Movimento, existem mais de 100 mil novos sócios em todo pais.

Observados de perto, os números são ainda mais significativos: o Cruzeiro, por exemplo, teve um aumento em torno de 290% em seu quadro de sócios, passando de 7.023 para cerca de 27 mil sócios. Com uma arrecadação incremental anual de R$ 16 milhões, o sócio-torcedor foi fundamental para a contratação do zagueiro Dedé, da seleção brasileira.

Outro destaque é o São Paulo. O time partiu de 5.934 sócios em janeiro e atingiu a marca dos 20 mil (237% de crescimento e receita anual a mais de aproximadamente R$ 8 milhões). O Palmeiras não ficou atrás. O clube tinha 9.526 e já contabiliza mais de 23 mil sócios (143% e R$ 7,7 milhões para seus cofres).

Parceiro do Movimento desde março, o Flamengo já mostrou sua força e atingiu 21 mil sócios, sendo metade deles fora do estado do Rio de Janeiro. Com R$ 12,5 milhões garantidos para esse ano foi possível trazer o atacante Moreno, da seleção boliviana.

A ideia é que o Movimento por Um Futebol Melhor colabore para a profissionalização do futebol fazendo do campeonato brasileiro o melhor do mundo até 2015. E isso é possível se pensarmos no cenário internacional. Para se ter uma ideia, o clube português Benfica tem 4% de sua torcida que participam como sócios-torcedores. É o time com maior benchmark global.

E os times brasileiros já estão de olho nesta meta. O Internacional é a grande referência com 1,73% de seus torcedores como sócios. Se o Flamengo, o clube com maior número de seguidores no país, conseguir igualar-se ao time gaúcho em engajamento chegará à marca de 576 mil sócios e consequentemente um incremento em sua renda anual, algo em torno de R$ 330 milhões.

Torcedômetro 

O futebol brasileiro passou a ter uma referência com a criação do Torcedômetro, no qual os clubes disputam de forma sadia todos os dias cada vez mais adeptos aos seus programas de sócios-torcedores.

Nele é possível visualizar a quantidade de torcedores que viram sócios dos atuais 24 clubes, sendo a única ferramenta oficial no Brasil que mostra em tempo real a quantidade de sócios-torcedores adimplentes (http://www.futebolmelhor.com.br/).

E a expectativa é que, até o meio deste ano, estes clubes somados atinjam meio milhão de sócios. O programa também já prepara a entrada dos times de Santa Catarina (Figueirense e Avaí) e Rio Grande do Norte (ABC e América).

Torcedores que ajudam as finanças dos times e, em contrapartida, ganham em descontos em produtos do cotidiano que superem o investimento. Este é o segredo do Movimento por um Futebol Melhor.

Grande reforço 

O Movimento, como o nome próprio diz, não para. Além da entrada de clubes e aumento dos sócios, o programa ganha hoje mais um reforço. A TIM, empresa mundial de telefonia, passa a ser a décima grande empresa a oferecer benefícios concretos no setor de serviços. Com isso, a expectativa é que o torcedor tenha mais vantagens para se tornar sócio-torcedor e ajudar seu clube de coração.

Presente de peso 

Para incentivar ainda mais a adesão dos sócios-torcedores, as empresas integrantes do Movimento por um Futebol Melhor preparam uma “grande loucura”: Super Fim de Semana do Sócio-Torcedor com até 50% de descontos, nos dias 25 e 26/5, na estreia do Campeonato Brasileiro 2013.

Em todo o Brasil, os sócios dos 24 clubes terão a oportunidade de aproveitar os benefícios oferecidos pelas nove empresas – exceto a novata TIM –, que incluem descontos em cerca de 600 produtos e serviços – bebidas, higiene, limpeza, alimentos, material esportivo e serviços financeiros. SKY vai ajudar na divulgação e o BURGER KING não participa deste momento.

Para que tenha acesso à promoção, o torcedor deve se associar a seu clube no máximo até o dia 22, tempo suficiente para que o CPF esteja disponível nos sistemas e os descontos sejam dados nos caixas dos supermercados conveniados (confira lista abaixo) e nos serviços. Os clubes também darão benefícios aos novos adeptos, desde que se associem até o dia 26.

Fique de olho! 

A Ambev oferecerá 50 % de desconto em toda linha Brahma e seu portfólio de refrigerantes (Pepsi, Guaraná, Sukita e Soda), além de Gatorade, H2OH! e Lipton.

O torcedor pagará a metade do preço também em produtos da Pepsico, como Doritos, Torcida, Aperitivos, Pipoca Elma Chips, Mabel, Toddynho, Toddy (400g) e KeroCoco (200ml).

A Danone dará até 50% de descontos para a linha Activia, Verdadeiro Danone Grego e em mais de 60 produtos.

A Unilever vai oferecer 35% de desconto em mais de 300 produtos, de higiene e limpeza, cuidados pessoais e de alimentação, do seu portfólio. Marcas líderes de mercado como OMO, Comfort, Dove, Dove Men, Rexona, Clear, Close Up, Ades, Hellmans, Cif, Vim e Kibon fazem parte da promoção.

A Seara dará 30% de descontos em Doriana, Tekitos, Texas Burger, Hot Hit, Mega Hit, Pizzas, lasanhas e salsichas.

A Netshoes vai oferecer personalização grátis de camisas de futebol, chuteiras e luvas que já possuírem os campos de personalização habilitados, além do desconto padrão de 10% nos produtos futebol, com exceção de lançamento de até três meses.

O Bradesco dará um desconto adicional de até 15% nos produtos participantes desta oferta, limitados a R$ 25 por CPF, desde que adquiridos nos estabelecimentos participantes e pagos com Cartão de Crédito Bradesco Visa, Master e Elo, exceto cartões emitidos pela Bradescard. O desconto adicional será concedido através de crédito na fatura do Cartão Bradesco utilizado para o pagamento da compra, em até 45 dias após a data da transação. O benefício não é válido para compras realizadas na rede Extra Supermercados e Netshoes.

Mecânica 

Os benefícios oferecidos aos sócios são validos para até dez produtos com o mesmo código de barras e disponíveis enquanto durar os estoques. Para ter acesso aos descontos, o torcedor precisa informar seu CPF nos caixas antes de efetuar a compra.

As redes EXTRA e Carrefour serão os pontos de vendas credenciados em todo o país. O torcedor de cada Estado também pode obter as vantagens nos supermercados regionais em Minas (Supernosso), Rio (Berg’s, Feira Nova, Floresta, Prezunic, Princesa e Super Prix) e São Paulo (Barbosa, Bergamini, Coop, D’avó, Paulistão, St. Marche e Savegnago).

 Acesse o site http://www.futebolmelhor.com.br para conferir o regulamento, a lista de produtos, as redes participantes do Movimento e os links para os programas de sócios de cada clube.

Mídia e ações

Toda a campanha e filme foram desenvolvidos pela agência 9ine. Os filmes de cada empresa são de 15 segundos, entre os dias 16 e 26. Haverá também spot de rádio, mídia impressa (jornal), mídia digital, material de PDV e merchandising. A agência desenvolveu todo o conceito da campanha e o material para a Ambev. E as agências dos parceiros do Movimento adaptaram as peças para as respectivas marcas. Ainda foram criadas ações junto aos clubes, como camisas e faixas que serão usadas na rodada inicial do Campeonato Brasileiro.

Em campo, os jogadores entrarão em campo nos estádios com a camisa promocional da ação. Os clubes também usarão seus meios de comunicação para engajarem os sócios. Na mídia, filmes de cada empresa já estão no ar falando sobre a promoção, assim como anúncios em jornais e rádios. Nas redes de supermercados, haverá comunicados sobre a promoção, assim como promoters e material com todos os produtos com até 50%.

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