
“Complexo de vira-lata” é uma expressão criada pelo dramaturgo e escritor brasileiro Nelson Rodrigues, a qual originalmente se referia ao trauma sofrido pelos brasileiros em 1950, quando a Seleção Brasileira foi derrotada pela Seleção Uruguaia de Futebol na final da Copa do Mundo em pleno Maracanã. O Brasil só teria se recuperado do choque (ao menos no campo futebolístico) em 1958, quando ganhou a Copa do Mundo pela primeira vez.
Para Nelson Rodrigues, o fenômeno não se limitava somente ao campo futebolístico. Segundo ele, por “complexo de vira-lata’ entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo”.
Ou ainda: “o brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Eis a verdade: não encontramos pretextos pessoais ou históricos para a auto-estima”.
Pergunta: está morto e enterrado o vira-lata brasileiro e seu complexo?
Não!
Tem sido reavivado nos últimos anos com o caso Neymar. Quando personalidades da vida pebolística brasileira fazem coro e campanha pela expulsão do craque de futebol dos gramados brasileiros.
E a última pérola veio do próprio “técnico” do clube do jogador, um derrotado Murici nas finais do Paulistão. Que afirmou querer ver o jogador que todo mundo quer, longe dele… Isto é, sonha ver o menino-prodígio no Barcelona Futebol Clube, ao lado do jogador argentino Messi.
Ora, “times dos sonhos” já foram formados pelo Real Madrid, Flamengo etc. e não funcionaram… Qual a certeza que daria certo agora? Logo agora, que o Barça está em declínio internacional?
Versão 2013 do Complexo de vira-lata: Vá embora Neymar.
O antídoto para isso: purificar o Subaé e mandar os malditos embora. Vão embora vocês Murici, Ronaldo ex-fenômeno, Tostão cronista charlatão e quem me lê e concorda com este crime lesa-pátria.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




