
O projeto “Redução da taxa de falhas em transformadores de distribuição de classes 15 kV e 36,2 kV na Coelba”, foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar que teve à frente o coordenador de serviços de rede da Unidade de Expansão da Região Metropolitana, Mário Duarte Bonfim. O trabalho foi realizado em parceria com o Lactec – Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, um centro de pesquisa tecnológica independente com sede em Curitiba, no Paraná.
Segundo Mário Bonfim, algumas ações sugeridas pela equipe do projeto* já foram implantadas na Coelba, “a exemplo da mudança na especificação de compra de novos trafos, inserção de novos ensaios de tipo para recebimento e na mudança de metodologia na coleta de dados estatísticos que levará a obtenção de uma melhor avaliação da TAT (Taxa de Avaria de Transformadores)”.
“Pode-se considerar que todos os objetivos propostos neste projeto de P&D foram plenamente atendidos”, observa o gestor da Unidade de Estudos Especiais de Planejamento, José Antonio de Souza Brito, responsável pela coordenação do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Coelba. Segundo o gestor, “o conhecimento gerado poderá efetivamente auxiliar a Coelba e demais concessionárias de energia elétrica brasileiras a dispor de equipamentos comerciais de melhor qualidade, com processos de fabricação mais confiáveis e com maior expectativa de vida útil, reduzindo os custos operacionais e permitindo a modicidade tarifária”.
Para Mário Bonfim o trabalho não pára por aqui. A obtenção de resultados tão satisfatórios neste projeto de P&D permite vislumbrar a continuidade dos trabalhos em pelo menos duas frentes de pesquisa bem delimitadas: o estudo de técnicas não destrutivas para a avaliação dos materiais e processos de fabricação de transformadores de distribuição, a fim de prever de modo simples, por exemplo, a falha incipiente na isolação de fio esmaltado do enrolamento de tensão superior, e a identificação em campo de transformadores de distribuição que requerem remanejamento por operação em sobrecarga excessiva em conjunto com o sistema computacional da Coelba.
Equipe: Antônio Paulo Junior (EMS), Carlos Barros Rodrigues (ONL), Dailton Pedreira Cerqueira (OER), Leonardo Eustáquio Rodrigues (EMS – aposentado), Mário Antônio Duarte Bonfim – Gerente do Projeto (OER) , Marcus Vinicius A. Álvares (EMS).
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




