Aproximadamente 10 mil manifestantes percorreram as Avenidas Tancredo Neves e Antônio Carlos Magalhães, em Salvador. As manifestações foram iniciadas na tarde de hoje (17/06/2013). A marcha pacífica reivindica melhorias nos sistemas de transporte, saúde e educação. Os manifestantes também protestam contra os elevados índices de corrupção na política e em instituições públicas.
O protesto se diz apartidário e ligado a movimentos sociais, mas é possível observar bandeiras de partidos políticos da extrema esquerda. Um dos gritos da manifestação é “Não temos partido”.
Manifestação em São Paulo reúne 30 mil pessoas
A manifestação contra o aumento da passagem do transporte público reúne cerca de 30 mil pessoas em São Paulo. O cálculo é da Polícia Militar. Os ativistas, em passeata, estão saindo do Largo da Batata, e ocupam todas as oito faixas da Avenida Brigadeiro Faria Lima.
Ao contrário do que ocorreu na última manifestação, na quinta-feira – quando a presença da PM foi ostensiva – hoje quase não se nota a presença de policiais. Até o momento, não houve registro de conflito. Mais cedo, os organizadores do Movimento Passe Livre e a polícia negociaram o trajeto a ser seguido pela passeata.
Protesto no Rio de Janeiro
A manifestação que está percorrendo a Avenida Rio Branco já chegou à Cinelândia, ocuparam as escadarias da Biblioteca Nacional e da Câmara de Vereadores, onde milhares manifestantes estão seguindo pela Avenida Almirante Barroso em direção à Avenida Presidente Antonio Carlos e seguem para as escadarias da Assembleia Legislativa do Estado, na Rua 1º de Março, onde na quinta-feira passada (13), ocorreram os primeiros confrontos com a Polícia Militar.
No trajeto, manifestantes provocaram os policiais com vaias e palavras de ordens, mas a tropa permaneceu no local, sem revidar aos xingamentos. Há também pessoas participando da passeata com faixas e cartazes e carregando bandeiras de partidos políticos, como o PSTU e o PSOL. Um grupo de jovens pediu que eles baixassem as bandeiras para continuar a passeata de forma pacífica.
Mais a frente, outro grupo rasgou uma bandeira do Brasil e foi duramente criticado pelos manifestantes, que em sinal de protesto, continuaram a caminhada cantando o Hino Nacional.
A passeata reúne o maior número de pessoas de todas as manifestações feitas até agora, quando começaram as manifestações, de acordo com a Polícia Militar. A corporação não definiu até o momento o número de pessoas presentes ao protesto.
Gente oprimida que protesta
“A manifestação é um movimento espontâneo de gente que está sendo oprimida por esta cidade”, disse a estudante Yasmin Rodrigues, uma das organizadoras do pelotão de frente do protesto que tomou a Avenida Rio Branco, no centro do Rio. Os manifestantes acabam de chegar à Cinelândia.
“As pessoas estão perdendo a casa, a dignidade, perdendo seu dinheiro todo para que isso vire um polo empresarial, que não tem espaço para os pobres que moram aqui e viveram aqui sua vida inteira”, diz a estudante.
A professora aposentada Deusa Volpi carrega um cartaz com os dizeres do 5º Artigo da Constituição.
“A livre manifestação do pensamento é garantida pela Constituição, e se a gente está insatisfeito, a gente tem que se pronunciar. É inadmissível que a população seja reprimida da forma como está sendo. Eu não saí nos outros dias, mas depois do que eu vi, eu vim para dar apoio”.
Acompanhando a marcha passar pela avenida, Marcus Vinícius Pessoa Dias, que trabalha em um prédio na Rio Branco, disse que apoia o movimento.
“É importante o que eles estão fazendo, atrapalha o trânsito, mas faz parte, tem que ser assim mesmo”.
Declaração do ex-presidente Lula
“Ninguém em sã consciência pode ser contra manifestações da sociedade civil porque a democracia não é um pacto de silêncio, mas sim a sociedade em movimentação em busca de novas conquistas.
“Não existe problema que não tenha solução. A única certeza é que o movimento social e as reivindicações não são coisa de polícia, mas sim de mesa de negociação”.
Estou seguro, se bem conheço o prefeito Fernando Haddad, que ele é um homem de negociação. Tenho certeza que dentre os manifestantes, a maioria tem disposição de ajudar a construir uma solução para o transporte urbano”.
Lula, ex-presidente da República.
Confira imagens





Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




