Greve Geral: Tendência do PT radicaliza e mobiliza para protestos em diferentes regiões da Bahia

O Movimento PT, tendência interna do Partido dos Trabalhadores, radicaliza nas suas ações e mobiliza seus militantes em diferentes regiões da Bahia. Os setores da pesca, agricultura familiar, de luta pela terra, dos direitos humanos de grupos LGBTs, de moradia digna e os estudantes realizarão protestos nesta quinta-feira (11/07/2013), seguindo as diretrizes nacionais para a chamada greve geral. De acordo com o deputado estadual Marcelino Galo (PT), membros da agremiação partidária, as regiões dos Sudoeste, Chapada Diamantina, Norte, Sul, Região Metropolitana de Salvador (RMS) e as que englobam as localidades de Bom Jesus da Lapa e do Médio São Francisco vão para as ruas cobrar demandas.

“Esses militantes levarão diversos assuntos para que voltem à pauta no Congresso Nacional, como as reformas agrária e política, democratização do acesso à informação, limite de propriedade de terras, defesa da não criminalização dos movimentos sociais e mais ações e recursos para programas que envolvam a melhoria da educação, saúde e segurança pública”, pontua Galo, que participa, na quinta, em Salvador, de caminhada com grupos da RMS, como os membros do Movimento de Luta Por Moradia Digna, pescadores, marisqueiras e representantes de grupos feministas e estudantes.

Estudantes querem tarifa menor em Ilhéus

No município de Ilhéus, os estudantes cobrarão a redução da passagem de ônibus, meia passagem ilimitada, regularização da entrega da merenda escolar, atendimento nas unidades de saúde (que não estão acontecendo na cidade), além de maior participação no Pacto Federativo (maior repasse da verba da União para os municípios). De acordo com o representante Movimento Estudantil Reúne Ilhéus, Danilo Oliveira, “são esperadas cerca de 10 mil pessoas para o protesto que tem concentração na Praça da Catedral, às 14h”.

Ceta promete parar a Chapada Diamantina

Cerca de 500 pessoas participam, na quinta (11), de manifestação no município de Marcionílio Souza, na Chapada Diamantina. De acordo com a representante do Movimento dos Acampados e Assentados e Quilombolas da Bahia (Ceta), Nólia Oliveira, além da contínua luta pela reforma agrária, os movimento de luta pela terra vão cobrar também o retorno dos créditos para infraestrutura dos assentamentos. “O Incra nacional suspendeu créditos voltados para os assentamentos e pedimos que esses recursos voltem a ser disponibilizados para as construções e reformas de moradias, instalação do crédito semiárido, com a construção de cisternas individuais, e o crédito de apoio para as infraestruturas”, pontua.

Barcada promete 120 embarcações na BTS

A Federação das Associações, Sindicatos e Colônias de Pescadores e Pescadoras do Estado da Bahia (Fapesca-Bahia) vai levar cerca de 120 embarcações para as águas da Baía de Todos os Santos (BTS) como forma de mobilização das ilhas de Bom Jesus dos Passos, Ilha dos Frades, Acupe, Madre de Deus, São Francisco do Conde e Salinas da Margarida. “Vamos protestar contra as ações da Superintendência Federal da Pesca que não atendam aos nossos interesses”, declara o presidente da Fapesca, Antônio Jorge.

Leia +

Movimentos sindicais da Bahia aderem ao Dia Nacional de Lutas e param atividades


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Avatar de Redação do Jornal Grande Bahia

Valorize o jornalismo crítico, plural, rigoroso e comprometido com a verdade factual, a democracia, o Estado de Direito e o interesse público. Escolha o Jornal Grande Bahia (JGB) como fonte preferida no Google: clique aqui.

Sua confiança também fortalece nosso trabalho: avalie o JGB

Selecione o JGB e receba nossas notícias com mais destaque.


Deixe um comentário


Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.