Estado, Município e Santa Casa tratam da reabertura do pronto-socorro e da obstetrícia do Hospital Dom Pedro, em Feira de Santana

Durante encontro na SESAB, membros do governo da Bahia e representantes da Santa Casa de Feira de Santana debateram melhorias nos serviços de saúde.
Durante encontro na SESAB, membros do governo da Bahia e representantes da Santa Casa de Feira de Santana debateram melhorias nos serviços de saúde.

O Governo do Estado, o Município de Feira de Santana e o Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA) estão a um passo do entendimento quanto à reabertura do pronto-socorro de forma plena e que funcione, como deve ser, o atendimento em obstetrícia nesta unidade de saúde. Para garantir a manutenção destes serviços prestados pelo HDPA, o secretário Estadual da Saúde, Jorge Solla, e o deputado Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, promoveram, nesta sexta-feira (09/08/2013), mais um encontro para tratar do tema.

A secretária municipal da Saúde, Denise Mascarenhas; a representante do Ministério Público Estadual em Feira de Santana, Lucélia Silva Araújo Lopes; a vice-diretora da Santa Casa, Zênia Araújo; o diretor da Unidade de Oncologia, José Antônio Barbosa; a representante da Unidade de Cardiologia do HDPA, Ana Cláudia; além do superintendente de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde (Suregs/Sesab), Andrés Alonso Filho, e técnicos da Sesab participaram da reunião.

O secretário Jorge Solla relembrou que, desde 2007, os governos do Estado e Federal não têm medido esforços em ajudar ao HDPA na ampliação de serviços já existentes e abertura de novos serviços, a exemplo da fisioterapia, cardiologia, radioterapia e atendimento via Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais da Bahia (Planserv), por exemplo. O Estado e o governo federal já trabalham para que, em breve, o hospital passe a realizar transplante de rins e de córneas e receba mais um acelerador linear de última geração para tratamento de câncer. Entretanto, ele voltou a frisar que o HDPA “não pode ser apenas um hospital especializado em oncologia e cardiologia, o que prejudicaria, sobremaneira, a população”.

Na ocasião o secretário Jorge Solla deixou claro que o intuito do governo do Estado é buscar fortalecer a prestação de serviço e, junto ao governo federal, continuar buscando integração mais harmônica entre o atendimento realizado pelo Estado e o realizado pelo Município.

O secretário informou que o Ministério da Saúde vai abrir processo de “recontraturização” para melhorar a situação financeira das Santas Casas de todo o País, inclusive a de Feira de Santana.

Sugestões

Solla apresentou propostas para  retomar a obstetrícia: o Hospital da Mulher e o HDPA assumiriam os serviços de obstetrícia de Feira de Santana, já que, de acordo com o secretário, “é um absurdo uma emergência ter que escolher entre atender de imediato o acidentado ou a parturiente. Por isso estamos tirando a obstetrícia de todos os hospitais de emergência e o mesmo vai acontecer com o Hospital Geral Clériston Andrade, mas precisamos ter alternativas para que isso aconteça”. Ele ainda frisou que, neste processo, iria auxiliar o Hospital da Mulher com cessão de equipamentos e equipe, residência médica e adequação do espaço, por exemplo.

“Com a saída da obstetrícia do HGCA, o espaço será utilizado para melhoria da recepção de pacientes, principalmente pós-operatórios, e acidentes, que hoje é um dos gargalos para o fluxo de atendimento no hospital”, observou o deputado Zé Neto.

Outra sugestão é a de usar recursos da Rede Cegonha (estratégia do Ministério da Saúde que presta assistência às mulheres, recém-nascidos e crianças) para ampliar o número de leitos para atendimento obstétrico no HDPA.

Uma terceira proposta do secretário Solla foi a de inserir o Hospital da Mulher no Programa com Enfoque Setorial Amplo das Áreas de Saúde (SWAP), que tem como um de seus objetivos reduzir a mortalidade neonatal (crianças menores de 28 dias). Para isso, o Hospital da Mulher receberia recursos do Banco Mundial, via governo do Estado, para ampliação e melhoria de suas estruturas.

Mais um núcleo de oncologia para o HDPA e UPA anexa

De acordo com o líder do governo, Zé Neto, “há possibilidade clara de o Hospital Dom Pedro de Alcântara receber mais um núcleo de oncologia, o que, para a gente, é algo extremamente satisfatório do ponto de vista da evolução dos serviços para a população”.

O  município disse que a intenção é fazer com que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que seria implantada no bairro Queimadinha funcione em área próxima ao HDPA. Segundo Zé Neto, essa ideia é abraçada desde o início da atual gestão estadual, através do secretário Jorge Solla, para fortalecer ainda mais o atendimento de urgência e emergência na parte central da cidade.

Avaliação 

O deputado Zé Neto se mostrou satisfeito com o resultado da reunião. “Acho que o caminho sempre deve ser o do diálogo. Há a possibilidade de nós vermos o Dom Pedro funcionando com sua obstetrícia e seu pronto-socorro. A expectativa é a de que as coisas caminhem no sentido de evoluir para uma realização do que já iniciamos há algum tempo e hoje me parece que as coisas ficaram muito mais adequadas”, comentou o líder do governo.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Cartaz do evento 'Cidade Verão' em Santo Estevão, destacando atividades de verão, cultura e movimento, com datas de 11 a 25 de janeiro, sempre aos domingos na Avenida Getúlio Vargas.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading