Bastidores beneditinos
A Revista de História da Biblioteca Nacional de outubro traz casos curiosos e sobrenaturais dos bastidores do Mosteiro de São Bento da Bahia. Registros do Livro de beneditinos contam, por exemplo, que, em 1707 um monge nada santo foi expulso por três vezes, e por três vezes readmitido no mosteiro. Tem até frei jogado do sino da Capela de Nossa Senhora da Penha pelo próprio demônio que sobreviveu para contar o caso. Quem assina a matéria é Alícia Duhá Lose, professora da UFBA.
Caruru de Ozana
Reunindo o melhor da sociedade feirense, Ozana Barreto e sua filha Lua, ofereceram no salão de eventos do Condomínio José da Costa Falcão, uma noitada gastronômica, onde o menu foi o tradicional caruru de Cosme e Damião, para homenagear as herdeiras Sofia e Suri. O ágape foi constituído da verdadeira comida baiana, como caruru, vatapá, xin xin de galinha de terreiro e bobó de camarão foi regada ao melhor vinho tinto seco chileno e ao escocês legítimo e honesto. Foi uma noite marcada por bons papos.
Reciclar
O programa “Reciclar é Show”, da marca de refrescos em pó Tang, ensina música e reciclagem a mais de cinquenta mil crianças de 100 escolas públicas de todo o Brasil. Só no Nordeste, participam 50 instituições de ensino – metade do número total de escolas participantes do projeto – das cidades de Salvador, Feira de Santana, Recife, Vitória de Santo Antão (PE) e Fortaleza. A maioria das unidades não possui programas de música instituídos na grade de atividades dos alunos, e o projeto deverá iniciá-las. No próximo domingo, dia 6, às 9h30, no Parque da Cidade, em Salvador, acontece o festival, que mostra vivências do programa e traz oficinas de musicalização gratuitas.
Caruru do Igor
Um grupo de familiares e amigos invadiram a residência do advogado Carlos Augusto Larangeira e Ivete, para festejarem a data natalícia do seu filho e também jurista Igor Matos Larangeira. Não precisa dizer que, como a data era 27 de setembro, o menu foi caruru delicioso banhado a vinho e cervejota.
Engenharia de Alimentos
A distribuição de alimentos foi um dos temas abordados na segunda-feira, na Universidade Estadual de Feira de Santana, durante a abertura da 11ª Semana de Engenharia de Alimentos. Em palestra, o geógrafo e professor do Instituto Federal da Bahia, Henrique Oliveira, relatou que o acesso aos alimentos é prejudicado mais pela concentração de riquezas em nível mundial do que pelos níveis de produção e oferta. A 11ª Semeali prossegue até amanhã e hoje, será realizado o 1º Simpósio Baiano de Ciência, Tecnologia e Engenharia Cervejeira. A programação inclui as palestras Estilos e Escolas Cervejeiras, Novos substratos cervejeiros, o amargor das cervejas e Isolamento e seleção de leveduras para cervejaria.

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




