Lei das calçadas | Por Marialvo Barreto

A Lei Municipal de Feira de Santana que autoriza o uso das calçadas é ilegal, fere a legislação federal e gera efeitos negativos para a qualidade de vida da população residente.

A Câmara de Feira de Santana aprovou uma lei esdrúxula, sob a pressão e “mimo” de donos de bares, permitindo o uso das calçadas, desde que fique livre para o pedestre 1,5 metros.

A lei nasce eivada de equívocos e de subserviências ao capital, pois fere a lei federal 10.257,  Seção XII, artigos 36 e 37, que regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal, e inviabiliza qualquer processo de fiscalização.  Veja o texto da lei:

Lei nº 10.257, de 10 de Julho de 2001.Estatuto da Cidade

EMENTA: Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências.

Seção XII – Do estudo de impacto de vizinhança

Art. 36.Lei municipal definirá os empreendimentos e atividades privados ou públicos em área urbana que dependerão de elaboração de estudo prévio de impacto de vizinhança (EIV) para obter as licenças ou autorizações de construção, ampliação ou funcionamento a cargo do Poder Público municipal.

Art. 37.O EIV será executado de forma a contemplar os efeitos positivos e negativos do empreendimento ou atividade quanto à qualidade de vida da população residente na área e suas proximidades, incluindo a análise, no mínimo, das seguintes questões:

III – uso e ocupação do solo;

Fica claro, que para um estabelecimento usar a calçada, uso este gerador de impacto de vizinhança e causador de efeitos negativos na qualidade de vida, por dificultar a acessibilidade, o mesmo teria que apresentar o estudo prévio de impacto de vizinhança ao órgão competente, mas nenhum estabelecimento o fez ou possui, logo, o uso é ilegal.

As cidades modernas pensam em mobilidade, acessibilidade e qualidade de vida. A Lei Federal caminha neste sentido. A lei Municipal de uso das calçadas caminha no sentido contrário, como se estivéssemos ainda sob o modelo de gestão de “Odorico Paraguaçu”,

Marialvo Barreto é geógrafo, professor e ex-vereador pelo PT em Feira de Santana.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading