
Blitz do IPVA em Feira
Quando encerrávamos esta coluna, estava programado para ter inicio em Feira de Santana, a realização das blitzes do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no interior do Estado. Feira de Santana é uma das primeiras cidades a receber a operação de abordagem aos motoristas para aferir a quitação do Imposto. Outros municípios considerados centros regionais também serão, em breve, alvo da operação, realizada conjuntamente entre a Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba), Detran-Ba, Polícia Militar e as respectivas prefeituras. “Os resultados em Salvador estão sendo excepcionais”, afirma o diretor de Arrecadação da Sefaz-Ba, Antônio Felix.
Ele lembra que, de acordo com a legislação, os municípios ficam com 50% do valor recolhido. Na Bahia, 155 mil contribuintes foram notificados por estarem em débito com o imposto e, desse total, 91 mil estão no interior. Durante as operações, se o contribuinte tiver o veículo retido, ele receberá na hora o Documento de Arrecadação Estadual – DAE, podendo dirigir-se ao banco ou ao caixa eletrônico mais próximo para quitar o débito e evitar, assim, que haja apreensão e reboque – neste caso, além do imposto devido e das multas cabíveis, será preciso arcar ainda com os custos do reboque e das diárias no pátio do Detran.

Embaixador da China, aqui
O embaixador honorário da China no Brasil, Milton Vladimir Pomar, estará em Feira de Santana hoje, onde fará uma série de encontros e palestras que serão iniciados na Associação Comercial de Feira de Santana, onde falará para a diretoria da instituição classista pela manhã sobre as perspectivas comerciais Brasil e China. A visita do diplomata está prevista no protocolo de intenções comerciais entre as cidades de Feira de Santana e Linyi (China), recentemente firmado entre os dois municípios.
Mostra no SESC
Considerado um dos grandes nomes da comédia, ao lado de cineastas como Charles Chaplin e Buster Keaton, o francês Jacques Tati é um expoente do cinema europeu. A Mostra Tati Por Inteiro, que se realiza hoje à tarde no SESC, traz a filmografia completa com os seis longas-metragens que consagraram o diretor: “Carrossel da Esperança”, “As Férias do Sr. Hulot”, “Meu Tio”, “Tempo de Diversão”, “As Aventuras do Sr. Hulot no Trânsito Louco” e “Parada”. E mais: uma sessão com os curtas “Cuida da Tua Esquerda!”, “A Escola dos Carteiros” e “Curso Noturno” e outra com o documentário “Tati: Seguindo os Passos do Sr. Hulot”, produzido por sua filha, Sophie Taischeff. Na abertura da mostra em Feira de Santana, que acontece hoje, o crítico de cinema Adalberto Meireles vai contextualizar a obra do realizador francês e falar sobre linguagem, influência e atualidade do cineasta.
Data
Completará idade nova sábado, em Salvador, o fotografo social Sun Sun, que vai comemorar em família, porém será bastante festejado pelo seu vasto circulo de amigos da sociedade baiana. Sua filha a jornalista Yin yee Carneiro está preparando surpresas.
Pirelli amplia
Mais uma ampliação ocorrerá no parque fabril de pneus da Pirrelli, em Feira de Santana, prevista para ser inaugurada em meados do ano que vem e desta vez, vai utilizar coletores solares gigantes para produzir vapor, tecnologia inédita no mundo em escala industrial. O calor do sol nordestino será colhido por espelhos gigantes espalhados por uma superfície de 2.400 m² e armazenado em tubos que manterão a temperatura a 500°. “O equipamento solar será conectado diretamente às linhas de vapor utilizadas para a produção de pneus”, diz Mario Apollonio, gerente de energia da Pirelli. “Como a energia solar, a emissão de carbono será zerada nessa etapa”, afirma o técnico. A estimativa é de redução de 2.000 toneladas na emissão gás carbônico, em cinco anos, sem a queima de gás natural ou diesel para alimentar as cadeiras. O investimento é de 2 milhões de euros, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente da Itália.
Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




