Deputada Graça Pimenta destaca ‘Dia Mundial do Diabetes’ e alerta para tratamento

Deputada Graça Pimenta destaca 'Dia Mundial do Diabetes'. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Deputada Graça Pimenta destaca ‘Dia Mundial do Diabetes’. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

Com o objetivo de alertar a população para o impacto do diabetes e estimular políticas públicas que favoreçam e possibilitem aos portadores da doença uma vida melhor e mais longa comemora-se, nesta quinta-feira (14/11/2013), o Dia Mundial do Diabetes. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a doença já atinge cerca de 246 milhões de pessoas no mundo e a estimativa é que, até 2025, esse número aumente para 380 milhões.

A deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) destaca importância da data e alerta população sobre a gravidade da doença. “Dados da OMS informam que, no Brasil, a ocorrência média de diabetes na população adulta (acima de 18 anos) é de 5,2%, o que representa exatas 6.399.187 de pessoas. Considero esta data muito importante, visto que a população precisa se cuidar e evitar o crescimento do número de casos de doenças como o diabetes. Aquelas pessoas que possuem casos da doença na família, em especial, precisam buscar o diagnóstico precoce e se orientar sobre formas de tratamento adequado, o que ajuda na redução de complicações crônicas. Além disso, faz-se necessário adotar hábitos de vida saudáveis como prática de atividades físicas e alimentação saudável e moderada, pois dentre os fatores de risco da doença estão a obesidade, a falta de atividade regular, a hipertensão e os níveis altos de colesterol e triglicérides”, afirma a parlamentar.

A data comemorativa foi definida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), e introduzida no calendário em 1991, como resposta ao alarmante crescimento do diabetes em todo o mundo. Vale ressaltar que Graça Pimenta é profissional de enfermagem, vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL) e autora de dois projetos de Lei voltados para os diabéticos. Para obter mais informações sobre os mesmos acesse http://www.gracapimenta.com.br/noticias.php?id=1259#conteudo e http://www.gracapimenta.com.br/noticias.php?id=668#conteudo.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading