Feira de Santana comemora Dia da Consciência Negra e Tanquinho faz festa para vaqueiros

Deputado Carlos Geilson marca presença em eventos.
Deputado Carlos Geilson marca presença em eventos.

O Dia da Consciência Negra, celebrado a cada 20 de novembro, teve comemoração antecipada em Feira de Santana. Manifestações populares de origem africana tomaram conta dos bairros Rua Nova e Aviário, neste domingo (17/11/2013).

No primeiro, foi realizada a 3ª Marcha Zumbi dos Palmares, com shows de atrações como Quixabeira da Matinha, Osvaldo Silva e Alex Zig-Zag. Já no segundo, aconteceu XIII Movimento da Consciência Negra ou “Arrastão do Aviário”, com apresentação da banda Lua Negra e também de Osvaldo Silva.

Participante destas e de outras edições de ambos os eventos, o deputado estadual Carlos Geilson (PTN) observou que os dois bairros têm numerosa população negra e que os manifestos são importantes para valorizar a cultura da raça e a defesa de direitos iguais, independente da cor da pele.

Tanquinho – O domingo também foi de festa no município de Tanquinho. No final da manhã, crianças, jovens e adultos montaram em seus cavalos para participar de mais uma Festa de Vaqueiros. O desfile teve início em frente a Igreja Matriz, percorreu ruas da cidade e encerrou no local de partida, com missa. O deputado Carlos Geilson assistiu ao evento na companhia do líder comunitário Luedson Soares.

Ainda em tanquinho, Geilson abraçou o vereador Getúlio (DEM), que completou idade nova e comemorou a data com partidas de futebol no Campeonato do Bairro Bebedouro. E em roda de amigos, o repentista Arnaldo Aboiador improvisou versos para o parlamentar.

“Foi um domingo de sol e muitas atividades. Em Tanquinho, uma belíssima cavalgada demonstrou a força da cultura do vaqueiro. No Aviário, pude sentir o envolvimento da comunidade com o movimento negro, assim como na Rua Nova, onde os moradores se mobilizaram para festejar o Dia da Consciência Negra, em um arrastão muito bem organizado pelo amigo Billy Jackson, que está de parabéns”, elogiou Geilson.


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo