
O deputado estadual Zé Neto (PT) intermediou uma reunião entre o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, e membros da diretoria do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), na noite desta segunda-feira (25/11/2013), na sede da Secretaria estadual da Saúde (Sesab), em Salvador.
Paulo César Barreto Carneiro, recém empossado como provedor da Santa Casa de Misericórdia de Feira (mantenedora do HDPA), juntamente com o professor Jodilton Souza, presidente da Incardio (setor de cardiologia do centro médico), e André Guimarães, cirurgião cardíaco, trouxeram ao titular da Sesab questionamentos e propostas para incrementar o atendimento na unidade.
O secretário prometeu analisar as demandas, mas, desde já, falou sobre a intenção de transformar a unidade num centro de referência em obstetrícia. “A ideia é que a gente tire esse tipo de serviço do Hospital Geral Clériston Andrade e passe a ter o Hospital Dom Pedro como principal centro para realização de partos”, sugeriu, destacando a viabilidade de se buscar recursos para o projeto, tanto dentro de programas federais como o Rede Cegonha, quanto através do Banco Mundial e outras fontes.
Intermediador do encontro, Zé Neto disse ver com bons olhos a proposta. “Se essa ideia for levada adiante, o HDPA, que já tem serviços de cardiologia e oncologia de primeiro mundo, passará a ser também um centro de obstetrícia altamente qualificado. Vamos estudar essa possibilidade e ver como levar isso adiante”, afirmou, lembrando que com a mudança, o HDPA poderia inclusive desenvolver expertise para acompanhamento de gravidez de risco.
“Vale lembrar que o HDPA ganhará em breve um novo setor de radioterapia, que contará com um acelerador linear, equipamento de alta tecnologia usado na cura do câncer”, complementou o deputado, ao destacar os investimentos sem precedentes que vem sendo feitos na saúde de Feira de Santana.
Solla em Feira na quarta
Na manhã da próxima quarta-feira (27), o secretário Jorge Solla agendou uma visita à Santa Casa de Misericórdia, onde voltará a discutir o projeto de referência em obstetrícia, bem como as outras demandas apresentadas pelos dirigentes da Santa Casa nesta segunda.
O secretário, juntamente com Zé Neto, também irá visitar o Hospital Mater Dei, no Caseb. O objetivo será conhecer as instalações e, mais uma vez, ampliar a discussão sobre o atendimento a gestantes no município, já que se trata de uma unidade especializada.
Visita a médico cubano
O secretário Jorge Solla confirmou ainda uma visita de cortesia ao cubano Isoel Gomez Molina, médico do Posto de Saúde da Família do bairro Viveiros, na mesma data.
O profissional, que participa do programa Mais Médicos, foi acusado na semana passada por uma médica brasileira e pelo vereador feirense José Carneiro (PSL) de ter receitado 40 gotas de dipirona a um menino, que deveria tomar no máximo 10 gotas. Após a repercussão, a mãe do paciente defendeu Molina, informando que ele explicou corretamente a maneira com que a medicação deveria ser administrada. Na última sexta (22), a coordenação do Mais Médicos na Bahia confirmou que a dosagem estava correta, conforme o fracionamento em quatro vezes indicado na receita.
O profissional retornou ao posto nesta segunda, e foi recebido com cartazes e faixas de apoio feitas por moradores do Viveiros.










Deixe um comentário