
O governador Jaques Wagner participa, nesta quarta-feira (13/11/2013), no Polo Industrial de Camaçari, região metropolitana de Salvador, da apresentação para o Brasil e o mundo do novo carro global da Ford, cujo projeto foi liderado pelo centro de engenharia da empresa na Bahia. A solenidade também terá a presença do presidente do conselho de administração da Ford, Willian Ford Jr, bisneto do fundador da fábrica automotiva, Henry Ford.
Os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, dos Transportes, Cesar Borges, e das Cidades, Agnaldo Ribeiro, também participam da solenidade, ao lado dos presidentes da Ford para as Américas, Joe Hinrichs, e da Ford do Brasil e América do Sul, Steven Armstrong, funcionários, fornecedores e distribuidores da empresa. Ao todo, são 4,5 mil convidados.
Este é o segundo automóvel mundial desenvolvido no centro de engenheira da Bahia, o primeiro foi o novo Ecosport. Segundo informações da Ford, o carro é “a nova geração de um veículo compacto, totalmente remodelado”. Com o lançamento, a capacidade da fábrica baiana passará de 250 mil para 300 mil unidades/ano. Cerca de 250 jornalistas estão credenciados para cobrir o lançamento.
Complexo Industrial Ford
Ao todo, 24 empresas fazem parte da produção da Ford. O Complexo Industrial Ford Nordeste gera cerca de 9,6 mil empregos diretos e quase 100 mil postos de trabalho indiretos, fomentando a atividade econômica da região, que também foi beneficiada com a melhoria da infraestrutura nas áreas de transporte, educação, saúde e comunicação.
Cerca de 90% dos empregados são da própria região e, especialmente, de Camaçari e Dias D’Ávila, municípios vizinhos à fábrica. Segundo as informações da empresa, o recrutamento respeita a diversidade étnica e cultural da população, sendo que 40% das vagas são destinadas às mulheres e 70% aos afrodescendentes.
Orgulho – O ministro Fernando Pimentel, presente na solenidade, disse que “é um orgulho para baianos e brasileiros ver o sucesso deste empreendimento, que mostra o sucesso da nossa política industrial, A confiança da Ford, uma indústria centenária, na Bahia e no Brasil, mostra que nós estamos no caminho certo”. O ministro enfatizou que o carro desenvolvido e produzido em Camaçari será distribuído em todo o mundo.
Participaram também da cerimônia jornalistas, funcionários da empresa, além do ministro dos Transportes, César Borges, do presidente da Ford para as Américas, Joe Hinrichs, e do presidente da empresa no Brasil e América do Sul, Steven Armstrong.
Fábrica vai produzir 300 mil unidades/ano no estado – O desenvolvimento do novo veículo foi todo liderado pelo Centro de Engenharia da Ford, em Camaçari, envolvendo anos de estudos e pesquisas e mais de mil engenheiros brasileiros. “Este centro de engenharia da Ford na Bahia é um dos mais importantes que temos no mundo. Nossa fábrica aqui também é importante para a estratégia de crescimento da empresa”, enfatizou Willian Clay Ford Jr.
A empresa está investindo na ampliação da unidade de Camaçari e na construção de uma fábrica de motores no estado. A expectativa é que, até 2015, a unidade baiana atinja uma produtividade 300 mil unidades/ano.










Deixe um comentário