Novo carro mundial da Ford é lançado em Camaçari

Vista parcial da fábrica da Ford em Camaçari. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Vista parcial da fábrica da Ford em Camaçari. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

O governador Jaques Wagner participa, nesta quarta-feira (13/11/2013), no Polo Industrial de Camaçari, região metropolitana de Salvador, da apresentação para o Brasil e o mundo do novo carro global da Ford, cujo projeto foi liderado pelo centro de engenharia da empresa na Bahia. A solenidade também terá a presença do presidente do conselho de administração da Ford, Willian Ford Jr, bisneto do fundador da fábrica automotiva, Henry Ford.

Os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, dos Transportes, Cesar Borges, e das Cidades, Agnaldo Ribeiro, também participam da solenidade, ao lado dos presidentes da Ford para as Américas, Joe Hinrichs, e da Ford do Brasil e América do Sul, Steven Armstrong, funcionários, fornecedores e distribuidores da empresa. Ao todo, são 4,5 mil convidados.

Este é o segundo automóvel mundial desenvolvido no centro de engenheira da Bahia, o primeiro foi o novo Ecosport. Segundo informações da Ford, o carro é “a nova geração de um veículo compacto, totalmente remodelado”. Com o lançamento, a capacidade da fábrica baiana passará de 250 mil para 300 mil unidades/ano. Cerca de 250 jornalistas estão credenciados para cobrir o lançamento.

Complexo Industrial Ford

Ao todo, 24 empresas fazem parte da produção da Ford. O Complexo Industrial Ford Nordeste gera cerca de 9,6 mil empregos diretos e quase 100 mil postos de trabalho indiretos, fomentando a atividade econômica da região, que também foi beneficiada com a melhoria da infraestrutura nas áreas de transporte, educação, saúde e comunicação.

Cerca de 90% dos empregados são da própria região e, especialmente, de Camaçari e Dias D’Ávila, municípios vizinhos à fábrica. Segundo as informações da empresa, o recrutamento respeita a diversidade étnica e cultural da população, sendo que 40% das vagas são destinadas às mulheres e 70% aos afrodescendentes.

Orgulho – O ministro Fernando Pimentel, presente na solenidade, disse que “é um orgulho para baianos e brasileiros ver o sucesso deste empreendimento, que mostra o sucesso da nossa política industrial, A confiança da Ford, uma indústria centenária, na Bahia e no Brasil, mostra que nós estamos no caminho certo”. O ministro enfatizou que o carro desenvolvido e produzido em Camaçari será distribuído em todo o mundo.

Participaram também da cerimônia jornalistas, funcionários da empresa, além do ministro dos Transportes, César Borges, do presidente da Ford para as Américas, Joe Hinrichs, e do presidente da empresa no Brasil e América do Sul, Steven Armstrong.

Fábrica vai produzir 300 mil unidades/ano no estado – O desenvolvimento do novo veículo foi todo liderado pelo Centro de Engenharia da Ford, em Camaçari, envolvendo anos de estudos e pesquisas e mais de mil engenheiros brasileiros. “Este centro de engenharia da Ford na Bahia é um dos mais importantes que temos no mundo. Nossa fábrica aqui também é importante para a estratégia de crescimento da empresa”, enfatizou Willian Clay Ford Jr.

A empresa está investindo na ampliação da unidade de Camaçari e na construção de uma fábrica de motores no estado. A expectativa é que, até 2015, a unidade baiana atinja uma produtividade 300 mil unidades/ano.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading