
A Prefeitura Municipal de Santo Amaro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou evento de análise do Protocolo de Vigilância e Atenção à Saúde da População exposta ao chumbo, cádmio, cobre e zinco, nesta quinta-feira (21/11/2013), no Edifício Dayane, localizado na Praça Edson Wanderley. Este instrumento foi elaborado coletivamente entre os técnicos do Sistema Único de Saúde (SUS), das esferas de governos Federal, Municipal e Estadual, para subsidiar a atuação dos profissionais de Saúde envolvidos com a vigilância.
O documento possibilita ainda, identificar os indivíduos expostos e contaminados, além das possibilidades de ações, que possam contribuir para redução de danos à saúde e a melhoria da qualidade de vida da comunidade santoamarense. A apresentação foi feita pela coordenadora de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde, Drª Márcia Machado.
Dentre os tópicos pontuados estão a possibilidade de pesquisas na área da saúde, que possam identificar os efeitos da contaminação; a implantação do protocolo e, principalmente, a humanização nestes atendimentos. A secretária municipal de Saúde, Mary Rocha, apresentou os programas e ações desenvolvidas ao longo do ano na cidade, os desafios e perspectivas para 2014 como linhas de cuidado à saúde dos pacientes que tiveram contato com os metais pesados direta e indiretamente; saúde mental; Unidade de Pronto Atendimento; qualificação da Rede Cegonha, entre outros. A secretária enfatizou ainda que até o próximo ano mais equipes de trabalho irão compor a Secretaria.
A Apoiadora Estadual de articulação de Redes do Ministério da Saúde, Joselma Alves, tratou sobre os planos de Ações Regionais das Redes de Atenção às Urgências e Emergências e Cegonha da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo ela, são ações e serviços de saúde integrados por meio de sistema técnico, logístico e gestão.
Estiveram presentes no evento representantes do Ministério da Saúde, técnicos de Saúde, coordenadores de vigilância e funcionários do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) do município.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




