Câmara de Feira de Santana aprova alteração do Novo Código Tributário e de Rendas do Município

A Câmara Municipal aprovou, na manhã desta segunda-feira (09/12/2013), por maioria dos presentes, em segunda e última discussão, o projeto de lei complementar de nº 013/2013, de autoria do Poder Executivo, que altera o artigo 105, da lei complementar nº 003, de 22 de dezembro de 2000, que institui o Novo Código Tributário e de Rendas do Município de Feira de Santana

Segundo o artigo 1º da proposição, o artigo 105, da lei complementar nº 003, de 22 de dezembro de 2000, passa a vigorar com as seguintes alterações:

O imposto será lançado tendo como base as informações prestadas pelo próprio contribuinte, através da Declaração de Transmissão do Imóvel (DTI), por meio da web/internet, no portal da Secretaria Municipal da Fazenda, no endereço eletrônico www.sefaz.feiradesantana.ba.gov.br.

A omissão de informações ou a prestação de declarações inverídicas na DTI configuram hipótese de crime contra a ordem tributária prevista da lei nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990, sem prejuízo das demais sanções penais e administrativas cabíveis.

Na eventualidade do contribuinte não concordar com o valor atribuído ao imóvel pela Secretaria Municipal da Fazenda, poderá este requerer avaliação especial, apresentando os dados da transação e os fundamentos do pedido, na forma prevista em Instrução Normativa da SEFAZ, que poderá, inclusive, viabilizar a formulação do pedido por meio eletrônico.

Quando for o caso de imunidade, isenção ou não incidência do imposto, reconhecidas na forma da legislação em vigor, a Secretaria Municipal da Fazenda informará mediante declaração expedida pela Divisão do Cadastro Imobiliário, devendo o teor da declaração ser literalmente transcrito no instrumento de transmissão.

De acordo com o artigo 2º do referido projeto, até que seja disponibilizado pela Administração Tributária aplicativo para transmissão imobiliária eletrônica da Declaração de Transmissão do Imóvel (DTI) e outros documentos correlatos, o Imposto de Transmissão Inter Vivos (ITIV) continuará sendo lançado e cobrado através, da Guia de Informação, nos moldes atuais.

O poder Executivo Municipal, conforme o caso, expedirá outros atos que se fizeram necessários à regulamentação e ajustes desta lei complementar.

Esta lei complementar entrará em vigor na data de sua publicação, ressalvado o art. 2º, que produzirá seus efeitos a partir da disponibilização por parte da Administração Tributária, do aplicativo para transmissão eletrônica da Declaração de Transmissão do Imóvel (DTI).


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading