Máquinas distribuídas pelo MDA vão recuperar estradas vicinais na Bahia

Evento reuniu membros dos governos federal e estadual.
Evento reuniu membros dos governos federal e estadual.
Evento reuniu membros dos governos federal e estadual.
Evento reuniu membros dos governos federal e estadual.

A conclusão da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), foi marcada pela entrega de mais 42 caminhões-pipa e 40 caçambas, pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), nesta segunda-feira (16/12/2013), aos  76 municípios, predominantemente do semiárido baiano, para minimizar os efeitos da longa estiagem que atinge o Estado. Até o momento foram entregues 293 motoniveladoras, 397 retroescavadeiras, 66 pás carregadeiras, 168 caçambas e 153 caminhões- pipas, que vem sendo entregues desde 2011.

“A prioridade é destinar esses equipamentos à recuperação e manutenção de estradas vicinais, fundamentais para escoamento da produção, e limpeza de aguadas e pequenos barramentos. Solicitei como prioridade ao MDA, a entrega de equipamentos também para os municípios que entraram em situação de emergência em função do excesso de chuvas, como é o caso de Maraú, Valença, Jiquiriçá, entre outros municípios”, destacou o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles.

Na Bahia já foram entregues aproximadamente 70% dos equipamentos, 1.077 unidades, com investimento da ordem de 281 milhões de reais. Até março de 2014, serão doados mais 700 equipamentos, totalizando investimentos de 400 milhões de reais. As prefeituras receberão mais 140 pipas, 227 pás carregadeiras, 229 caçambas e 104 motoniveladoras.

Representando o governador Jaques Wagner na solenidade de entrega dos equipamentos, o secretário Eduardo Salles ressaltou que, “na condição de presidente do Conselho dos Secretários de Agricultura do Brasil (Conseagri) batalhei muito, através de envio de ofícios e diversas reuniões em Brasília, solicitando a criação do PAC Semiárido, que além da entrega destes equipamentos previa uma série de ações para a convivência plena com o semiárido, a exemplo da doação de máquinas perfuratrizes de poços artesianos para os consórcios de prefeituras, e também oferecer condições para que cada criador do semiárido possa ter uma reserva alimentar e água para dessedentação animal, dois pilares básicos de convivência com a seca adotados pela Seagri.

“Os caminhões pipas permitirão o acesso à água para consumo humano, que será levada às pessoas mais sofridas. Mas, a grande vantagem é a recuperação de estradas vicinais para atender ao povo da zona rural e para possibilitar a permanência do homem no campo com qualidade de vida”, declarou o prefeito do município de Barra, Artur Silva Filho, um dos municípios contemplados com pá carregadeira e retroescavadeira na primeira etapa do programa.

Participaram da solenidade de entrega dos equipamentos o chefe de gabinete da Seagri, Jairo Carneiro; o delegado do MDA na Bahia, Wellington Rezende; o vice-presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), José Bonifácio Marques; o assessor executivo da Casa Civil, Benito Brasileiro; os deputados federais Afonso Florence, Zé Rocha, e estaduais  Zé Neto, Cacá Leão, Fátima Nunes e Bira Coroa.

O Programa de Aquisição de Máquinas e Equipamentos para Recuperação de Estradas Vicinais é destinado a municípios com até 50 mil habitantes e prioriza as cidades em situação de emergência que possuam maior presença de agricultores familiares em relação ao total de produtores rurais.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141552 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário