ABAV apoia revitalização do Comércio de Salvador e quer liderar movimento para a instalação de agências de viagens no bairro

Vista aérea de Salvador. No segundo plano a zona no comércio.
Vista aérea de Salvador. No segundo plano a zona no comércio.

A Associação Brasileira das Agências de Viagens da Bahia (ABAV-BA) está disposta a liderar um movimento que promova a migração de entidades empresariais do trade turístico e das próprias agências de viagens para o bairro do Comércio, contribuindo, assim, com o processo de revitalização do Centro Antigo de Salvador.

“Já cogitei algumas vezes a possibilidade de instalar a minha agência, a Salvatur, no Comércio, e também já houve proposta de transferência da sede da ABAV-BA para o bairro”, afirma o presidente da entidade, José Alves, diretor geral da Salvatur. Ele confirma que essa mudança é perfeitamente possível, mas alerta que o poder público precisa fazer o que lhe cabe para melhorar a infraestrutura da região, além de ampliar os incentivos fiscais, com redução do Imposto sobre Serviços (ISS) para empresas de vários setores da economia.

Incentivos fiscais

De janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2012, a Prefeitura de Salvador concedeu incentivos fiscais, com redução do Imposto sobre Serviços (ISS), para empresas interessadas em se instalar no Comércio, o que motivou a abertura de faculdades, call centeres, restaurantes, cafés, lojas de modas, dentre outras. O presidente da ABAV-BA defende o retorno desses incentivos para empresas do setor de turismo. “Esse seria um atrativo a mais para as agências”, diz.

O presidente da Associação dos Empresários do Comércio (AECOM), Manoel Castro, acha excelente a iniciativa da ABAV de liderar apoiar a revitalização do bairro. “Seria excelente ter a ABAV no Comércio, outras entidades do trade turístico e agências de viagens. Nós vamos, juntos, levantar essa bandeira”, afirma.

José Alves lembra que o Centro da cidade de São Paulo abriga as principais agências de viagens do país, além de companhias áreas, locadoras de veículos e outras empresas do setor. “Se houvesse essa migração em Salvador, as empresas do trade acabariam fortalecendo o comércio da região, atraindo novos restaurantes, cafés, lojas de moda, decoração etc”. O aumento da circulação de pessoas movimentaria a economia, atraindo novos investimentos.

O presidente da ABAV-BA é defensor entusiasmado dos projetos de reabilitação do Centro Antigo, que não compreende apenas o Centro Histórico, mas trata-se de uma região com 11 bairros e sete quilômetros quadrados, incluindo o Centro, Barris, Nazaré, Tororó, Saúde, Comércio, dentre outros. “Fico muito feliz com essa notícia. Salvador precisa valorizar uma região que é importante não apenas para os turistas, mas para nós baianos, que em geral não aproveitamos o que há de melhor em nossa cidade”, diz.

Preservar o centro tradicional, melhorando a infraestrutura e a oferta de serviços é fundamental para o setor de turismo. José Alves ressalta que cidades como Madri, Barcelona, Buenos Aires e Lisboa, que fizeram essa lição de casa, valorizando o Centro Histórico, melhoraram e muito a receita com o turismo.

“As melhores praias estão localizadas na Cidade Baixa, na região do Centro Antigo. Precisamos preservá-las, a Península Itapagipana é maravilhosa, mas está muito degradada”, comenta. Ele diz com propriedade que falta apenas investimento em infraestrutura e serviços para que a Cidade Baixa, com a visão da Baía de Todos os Santos, nos coloque no mesmo patamar de beleza que o Principado do Mônaco.

SOBRE A ABAV

Entidade empresarial sem fins lucrativos, a Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (ABAV- BA) foi criada em 16 de fevereiro de 1973, com o propósito de congregar e representar seus associados, defendendo os legítimos interesses não apenas dos agentes de viagens, mas da indústria do turismo como um todo, colaborando com os poderes públicos no estudo e solução dos problemas do setor e fomentando o desenvolvimento do turismo nacional, em todas as suas manifestações. Atualmente, conta com 283 empresas associadas, entre agências de viagens e operadoras de turismo do Estado da Bahia. A nova diretoria, o conselho e o atual presidente, José Alves (diretor geral da Salvatur), foram empossados dia 01 de agosto, para o biênio 2013/2015.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading