Governo da Bahia lança aplicativo para avaliar a prestação de serviços turísticos durante Carnaval 2014

Lançamento do aplicativo Reclame Turismo.
Lançamento do aplicativo Reclame Turismo.

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria Estadual do Turismo, lançou, nesta sexta-feira (21/02/2014), um aplicativo para avaliar a prestação dos serviços turísticos durante o Carnaval. O Reclame Turismo foi lançado pelo secretário Pedro Galvão, na sede do órgão, em Salvador, e apresentado aos integrantes do trade turístico baiano e dos órgãos de fiscalização ligados à defesa do consumidor, como Procon e Ibametro – Instituto Baiano de Metrologia.

A ferramenta, voltada para dispositivos móveis (tablets e smartphones), é um sistema para uso do governo, onde cada problema relatado será analisado, dando ao usuário (consumidor) a possibilidade de acompanhar todas as medidas tomadas pela Secretaria do Turismo até a sua resolução.

Para se cadastrar, o turista deve registrar nome, CPF ou passaporte, endereço, telefone, país, estado ou cidade de origem e e-mail. O trabalho será desenvolvido em conjunto com a Coordenação de Cadastramento e Fiscalização dos Serviços Turísticos, que atuará em parceria com o trade turístico local. O turista poderá acompanhar o andamento de todas as suas reclamações pelo próprio aplicativo.

“Não se trata de uma ferramenta para constranger os prestadores de serviço, uma vez que as informações não serão públicas, mas para melhorar a qualidade do atendimento ao turista, seja nas áreas de transporte, hospedagem, alimentação e setor público”, afirma o secretário Pedro Galvão.

Para o presidente da Câmara de Turismo da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Giuseppe Belmonte, a ferramenta não deve prejudicar os comerciantes que trabalham corretamente. Já Luiz Henrique Amaral, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), solicitou que as entidades de classe recebam as denúncias com celeridade, e que as respostas ao consumidor sejam dadas rapidamente.

O aplicativo já está disponível para o sistema Android, no Google Play, e ficará disponível na Apple Store, para o sistema IOS, a partir do dia 25.

Como baixar

http://www.bahia.com.br/aplicativos

Áreas que serão avaliadas pelo aplicativo:

·         Meios de Hospedagem

·         Agências de Viagem

·         Locadora de Veículos

·         Bares e Restaurantes

·         Empresa de Eventos

·         Guias de Turismo

·         Serviço Receptivo

·         Serviço de Informação

·         Serviço de Segurança

Avaliação dos serviços prestados no Carnaval em 2013

Universo: 1,3 mil entrevistados

Táxi: 40% consideraram regular, ruim ou péssimo

Acarajé: 10% criticaram os preços

Vendedores ambulantes: mais de 60% criticaram as condições de higiene

Bares: o vilão também foi o preço praticado, criticado por mais de 45% dos visitantes

Outros serviços que receberam críticas:

Terminal marítimo, transporte urbano, limpeza dos banheiros públicos


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Facebook
Threads
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

Privacidade e Cookies: O Jornal Grande Bahia usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso deles. Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, consulte: Política de Cookies.