Oposição entra com representação no TCE Bahia e promete mover ADIN para derrubar de vez a PEC dos royalties

Deputado Carlos Geilson protesta.
Deputado Carlos Geilson protesta.

Conforme prometido na sessão de ontem, o líder do Democratas na Assembleia, deputado Carlos Gaban, e demais parlamentares de oposição estiveram na manhã de hoje, quarta-feira (05/02/2014), no Tribunal de Contas do Estado (TCE), onde entraram com uma representação para que a Lei de Responsabilidade Fiscal seja cumprida. Já na sessão plenária realizada à tarde, na Assembleia Legislativa, o parlamentar disse que a bancada também entrará com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) no Tribunal de Justiça para impedir o governo de antecipar o uso dos royalties do petróleo.

Gaban disse que teve uma conversa franca com o presidente do TCE, Conselheiro Inaldo Araújo, e que espera que o tribunal deixe de ser condescendente com os erros nas contas do Governo do Estado. “O presidente é um técnico, tem as suas responsabilidades e não pode deixar de cumprir as leis em vigor. Espero que o TCE deixe de ser o tribunal carinhoso com o Estado”, declarou o parlamentar.

O democrata também disse, sem citar nomes, que espera que o conselheiro indicado para relatar as contas do governo e suas irregularidades decline do convite, caso contrário, a oposição vai pedir substituição do mesmo, devido aos laços que ele tem com membros do governo. “Esperamos que o TCE siga o exemplo do Tribunal de Justiça e busque independência”, defendeu.

PEC dos royalties – Com relação à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende antecipar o uso de R$ 2 bilhões dos royalties do petróleo pelo governo do Estado, Gaban disse que se trata de uma manobra do governo para resolver os problemas de suas finanças e prometeu entrar com uma ADIN caso a bancada governista insista em aprová-la.

A PEC foi derrubada no dia 8 de janeiro passado, mas o governador Jaques Wagner já declarou que ela deverá ser reapresentada para uma segunda rodada de votação.

 PEC dos Royalties volta à pauta e recebe mais críticas na ALBA

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos Royalties ganha uma nova cena na Assembleia Legislativa da Bahia. Após a derrota histórica por um voto que, no início de janeiro deste ano, o Poder Executivo envia novamente a PEC para a Casa Legislativa. Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Carlos Geilson (PTN) questionou as reais intenções do governo, uma vez que não aceita a emenda proposta pela oposição que daria mais transparência à utilização dos recursos.

“Porque o governo não aceita restringir esses recursos em uma conta que seria única e exclusivamente para o Funprev? Se é essa a reclamação e a desculpa para a antecipação, então porque não acatar essa emenda?”, instigou o parlamentar. Geilson ainda questionou qual seria a reação do governador Jaques Wagner ao saber que teria que administrar um estado em que o antecessor aprovou um projeto antecipando receitas por cinco anos. “Será que nessa situação ele seria conivente com essa ideia?”, perguntou.

Para o deputado a voracidade com que o governo tenta aprovar essa antecipação é no mínimo estranha. “Será mesmo que esse dinheiro será utilizado para cobrir o rombo do Funprev ou terá outra destinação? E, se o Funprev está realmente nessa situação caótica, isso demonstra a má administração, a inaptidão desse governo para com a administração pública do estado”, frisou Geilson.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading