Bahia tem defasagem de 549,5% no Corpo do Bombeiros, aponta deputado Carlos Geilson

Carlos Geilson: "Apenas 20 cidades baianas, ou seja 5%, possuem postos com alguma estrutura instalada e a maior parte dos efetivos está concentrada em Salvador e Região Metropolitana.". (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Carlos Geilson: “Apenas 20 cidades baianas, ou seja 5%, possuem postos com alguma estrutura instalada e a maior parte dos efetivos está concentrada em Salvador e Região Metropolitana.”. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

O número desejável de militares no Corpo de Bombeiros da Bahia é de 14 mil. No entanto, apenas 2.200 bombeiros estão à disposição da população baiana. Quem aponta esse dado é a Organização Nações Unidas (ONU), que indica que para cada mil habitantes é necessário um bombeiro. Ou seja, a Bahia tem uma defasagem de bombeiros de 549,5% e ainda ocupa a 26ª posição entre os estados que menos tem efetivos por habitantes, de acordo com dados do Instituto Movimenta Salvador, de 2013.

No ano passado, o governo da Bahia realizou concurso para preenchimento de vagas do Corpo de Bombeiros. O edital contemplava 2 mil vagas para a Polícia Militar, sendo que dos convocados, 650 não compareceram. Sendo assim, 1.350 começaram a fazer o curso, no entanto, desses que iniciaram a formação, 100 desistiram. Dessas vagas apenas 135 vagas eram para Bombeiros, 49 ficaram inaptos, portanto apenas 86 iniciaram o curso em janeiro. O concurso tem validade até junho de 2014 e até agora o governo não convocou mais aprovados para repor a defasagem.

Os dados foram apresentados pelo deputado Carlos Geilson (PTN) em pronunciamento na Assembleia Legislativa na noite de terça-feira (01/04/2014).

“Senhor governador, não é de hoje que estamos alertando sobre os inúmeros problemas que o Corpo de Bombeiros vem enfrentando. Pasmem senhores! Apenas 20 cidades baianas, ou seja 5%, possuem postos com alguma estrutura instalada e a maior parte dos efetivos está concentrada em Salvador e Região Metropolitana. Precisamos resolver essa situação! A população não pode ficar a mercê da sorte”, afirmou Carlos Geilson.

O parlamentar ainda cobrou uma posição por parte do governo do estado, em relação à convocação de mais bombeiros. “Quando serão convocados os aprovados, para a reposição? Esse concurso ainda tem 872 cadastro reserva para bombeiros, o ideal mesmo seria o governo do estado convocar um número maior desse cadastro reserva, para que assim, os baianos possam ficar mais tranquilos. Um pouco de bom senso e boa vontade resolve muitos problemas, governador!”, frisou Geilson.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading