Indústria de pescado Quatro Mares promete investimento de R$ 5 milhões em São Gonçalo dos Campos

Jairo Carneiro e diretores da indústria Quatro Mares.
Jairo Carneiro e diretores da indústria Quatro Mares.
Vista aérea de São Gonçalo dos Campos. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Vista aérea de São Gonçalo dos Campos. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

Visando aumentar a produção do pescado baiano e o seu beneficiamento para atender à demanda local e do Nordeste, será implantada em São Gonçalo dos Campos a empresa Quatro Mares. O investimento será de R$ 5 milhões e deverá gerar 100 empregos diretos e 300 indiretos, com o início das obras previsto para este mês, e em sua fase de maturação, o número de empregos deverá duplicar. Este foi o resultado de reunião realizada esta semana, na Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri), entre o diretor da empresa, Jorge Vinícius, o secretário da Agricultura, Jairo Carneiro e o diretor presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.

A Seagri se dispôs a prestar o assessoramento técnico necessário à concretização do projeto empresarial. A Bahia hoje importa cerca de 32 toneladas de peixes, e o novo empreendimento se identifica com a política de interiorização industrial, liderada pelo governador Jaques Wagner, da qual participa da secretaria e seus órgãos.

Para o secretário Jairo Carneiro, “a iniciativa será importante para fomentar mais ainda a atividade no Estado, e proporcionar o aumento do consumo de peixes, que é fonte de proteínas, e um alimento saudável e necessário para a mesa dos baianos, além de gerar postos de trabalho e a melhoria da renda dos trabalhadores”.

De acordo com o diretor presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, a instituição conta com dois programas que beneficiam associações e colônias de pescadores, e que são propulsores do desenvolvimento da atividade pesqueira. “Temos o Renovar, que tem como objetivo a renovação da frota pesqueira baiana, para fomentar a pesca artesanal na Bahia, e o Profrota. Este último, em parceria com o Banco do Nordeste, está financiando a aquisição de barcos pesqueiros para a pesca oceânica, no intuito de formar uma frota genuinamente brasileira e incrementar a produção nacional de pescado”, explicou.

Cássio disse ainda que viabilizará articulação com as 86 colônias de pescadores baianos para estabelecer parcerias com o novo empreendimento, visando o fornecimento de pescados.

Segundo Jorge Vinícius, a Bahia tem um grande potencial para o fornecimento do pescado, mas a pesca em grande escala não é tradicional como em Santa Catarina, por exemplo, cidade sede da empresa, que tem produção de 800 toneladas de peixes por mês. “Queremos aproveitar a mão de obra local, utilizar os produtores desse estado para integrar ao nosso projeto”, destacou.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading