Congresso Nacional comemora centenário de nascimento de Irmã Dulce

Sessão solene do Congresso em comemoração ao centenário de nascimento de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, a Irmã Dulce (1914-1992), chamada de “O anjo bom da Bahia”.
Sessão solene do Congresso em comemoração ao centenário de nascimento de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, a Irmã Dulce (1914-1992), chamada de “O anjo bom da Bahia”.

O Congresso Nacional realizou, na tarde desta terça-feira (27/05/2014), uma sessão solene em comemoração ao centenário de nascimento de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, a Irmã Dulce (1914-1992), conhecida também como “o anjo bom da Bahia”.

A sessão foi presidida pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA), que citou o apóstolo Paulo ao dizer que Irmã Dulce era uma das poucas pessoas a poder dizer “Cristo vive em mim”, por seu amor e entrega ao próximo. Foram proponentes do tributo ao centenário de Irmã Dulce o senador José Sarney e os deputados Antonio Imbassahy e Nelson Pellegrino.

Segundo a sobrinha de Irmã Dulce, Maria Rita Pontes, superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, a sessão é como um convite a relembrar o nascimento de um ideal fraterno que continua a inspirar gerações. Maria Rita relatou o desafio da instituição que hoje tem 4.377 profissionais, 588 médicos e 142 voluntários, e conta desde “o compromisso assumido pelo doador anônimo até o apoio vindo das instituições governamentais”. As Obras Sociais Irmã Dulce respondem por 4 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano, e as demandas crescem a cada ano.

Há cerca de cinco anos, foi inaugurado um núcleo de oncologia e, mais recentemente, uma enfermaria totalmente dedicada aos pacientes oncológicos. “Desde a implantação desse serviço, já contabilizamos quase 40 mil procedimentos realizados, sendo que atualmente temos em casa mais de 700 pacientes em processo de quimioterapia”, descreveu a superintendente.

A sessão contou com as presenças de religiosos, parlamentares e várias autoridades civis e militares. Entre os baianos, destacamos o governador da Bahia, Jaques Wagner; o ministro dos Transportes, César Borges; o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Paulo Câmara; o ex-secretário estadual da Saúde, Jorge Solla; entre outros.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading