Professores cobram da APLB explicações sobre recebimentos de jetons pagos a presidente da entidade

Carlos Gaban: “É incompatível o presidente do sindicato tão importante quanto a APLB receber jeton do governo, no mínimo é comprometedor.".
Carlos Gaban: “É incompatível o presidente do sindicato tão importante quanto a APLB receber jeton do governo, no mínimo é comprometedor.”.

Os professores da rede pública estadual cobram do sindicato que “representa” a categoria, APLB Sindical, presidida pelo professor Rui Oliveira, a assembleia para discutir as revindicações da classe e explicações sobre a aliança da diretoria sindical com o governo do estado. “As últimas notícias que circularam pela mídia confirmam a aliança da diretoria da APLB com o governo Wagner. Lamentavelmente tomamos conhecimento do pagamento de jetons ao coordenador geral da APLB, Rui Oliveira, candidato pelo PCdoB a deputado estadual. Rui Oliveira recebeu do Governo do Estado em 2013 à soma de R$ 24.747,00. O coordenador financeiro da APLB, Jorge Carneiro, também está envolvido. As condutas destes dirigentes expressam desvio de representatividade, daí pergunto novamente: a quem interessa a farsa do congresso e os ataques aos nossos direitos, num conluio com o governo Petista de Jaques Wagner”, diz a nota divulgada pelos docentes.

Os professores reclamam também do atraso da assembleia, onde o próprio Rui Oliveira garantiu que aconteceria logo após o término da greve da Polícia Militar, que acabou em abril. “A direção da APLB fechou um acordo verticalizado, cupulista e imoral com o governo, sem debater com a categoria. Acordo que prevê uma “promoção” de 14%, parcelado em três vezes (2014, 2015 e 2016). Uma pergunta simples! Quando será a assembleia?”, questiona.

A nota fala ainda sobre descumprimento das leis do governo do estado. “O governo do PT além de não respeitar a Lei do Piso Nacional, não cumpriu com a data base do servidor público estadual. Em 2013, assim como em 2014 tivermos um reajuste aquém da inflação, pois não existe correção, sem respeitar a data base e escalonada em duas vezes e sem ser retroativa”.

O deputado Carlos Gaban (DEM) opinou sobre o assunto durante entrevista concedida ao programa TV Servidor. “É incompatível o presidente do sindicato tão importante quanto a APLB receber jeton do governo, no mínimo é comprometedor. Porque que ele não cobra o URV do governo do estado que desde de 2007 vem empurrando esse problema com a barriga?.  Ai vem a dúvida, será que é porque ele recebe jeton do governo? Talvez!, crítica Gaban.

Para o parlamentar, há uma relação diferenciada do presidente sindical, Rui Oliveira, com as duas esferas governamentais.  “O comportamento que ele tem tido com a administração municipal é um, com a estadual é outro, totalmente diverso. Ele tem sido omisso com relação a defesa da categoria dos professores”, pontuou o deputado.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading