Contribuinte terá prazo dobrado para defesa e desconto em multas

Com o objetivo de facilitar a quitação de débitos tributários dos contribuintes com a SEFAZ/BA – Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, o Governo do Estado resolve ampliar o prazo de defesa e pagamento dos autos lavrados pela fiscalização estadual de 30 para 60 dias, ampliando também o desconto na multa, de 70% para 90% nos casos de quitação à vista. Assim sendo, vai intensificar a resistência aos sonegadores pertinazes. A estes serão conferidos um regime especial de fiscalização. Estas medidas fazem parte de um projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA – pelo governador Jaques Wagner, e publicado na edição desta sexta-feira (27) do Diário Oficial do Poder Legislativo.

Estas disposições, que também institui o Domicílio Tributário Eletrônico – DT-e – que tem como finalidade facilitar a comunicabilidade entre o fisco estadual e o contribuinte, compreende de uma série de políticas que serão lançadas pelo governo, com o objetivo de estimular aqueles contribuintes dispostos a quitar o seu débito com o estado e, por conseguinte, combater a sonegação fiscal.

No último mês de maio, o governo publicou o decreto 15.158, que facilitava a quitação de débitos e estabelecia o parcelamento das dívidas via internet. O mesmo decreto estabeleceu, como política anti-sonegação, o arrolamento administrativo de bens dos devedores do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS.

“Vamos também aumentar o cerco à sonegação e, por fim, criar medidas destinadas a tornar menos atraente à opção de utilizar indevidamente o processo judicial com a intenção de procrastinar o momento de cumprir a devida obrigação tributária”, informou o Secretário da Fazenda Manoel Vitório. “De um lado, vamos intensificar as ações voltadas para garantir que o pagamento aconteça nas fases iniciais da constatação do débito, evitando-se o contencioso administrativo e reduzindo-se a quantidade de processos levados ao âmbito do Judiciário”, afirmou.

Estas medidas estão sendo adotadas mediante a cooperação entre instituições do Estado, lembrou ainda o secretário. Elas integram o Plano de Trabalho aprovado pelo Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos – Cira – que reúne as secretarias da Fazenda e da Segurança Pública, o Ministério Público Estadual, a Procuradoria Geral do Estado e o Tribunal de Justiça.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading