Pela segunda vez, a capital baiana foi palco de uma invasão holandesa. Mas, diferentemente da primeira, ocorrida no ano de 1624, no Farol da Barra, o que se viu, nesta sexta-feira (13/06/2014), foi uma alegre reunião de torcedores em festa, formando um bonito tapete laranja.
Concentrados no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, desde às 8h, cerca de cinco mil holandeses tingiram de laranja as ruas do Centro Histórico, acrescentando um tom a mais à decoração especial para o São João da Bahia, que acontece de 18 a 24 de junho no mesmo local.
Integrantes do movimento Orange Square, como são conhecidos os torcedores da Seleção Holandesa, fizeram uma verdadeira folia antes de seguir a pé para a Arena Fonte Nova, onde aconteceu o jogo de Holanda x Espanha.
O subsecretário estadual do Turismo, Benedito Braga, falou da importância de receber os turistas no Centro Histórico. “Foi excelente a escolha do Pelourinho, porque além de sua riqueza cultural e histórica, é um local preparado para receber essa quantidade de turistas”, disse Benedito, que ressaltou ainda a organização para o encontro. “Preparamos uma recepção composta por guias e monitores, e baianas, para distribuir fitinhas do Senhor do Bonfim. A festa está muito bonita”.
Com direito a DJs holandeses, a festa tomou conta das ruas e largos do Pelourinho, com os torcedores fazendo um verdadeiro Carnaval fora de época. Sentindo-se completamente em casa, os visitantes não deixaram a desejar e se divertiram ao som de muita música.
Pela segunda vez na Bahia, Bernard Bassiein, 55 anos, falou da alegria de torcer pelo seu time no estado. “É um lugar lindo, e estamos fazendo uma festa maravilhosa. Está tudo perfeito”, disse.
Os torcedores que não foram à Arena e preferiram curtir um pouco mais o clima do Pelourinho, aproveitaram para assistir à partida nos bares do Centro Histórico, fato que agradou aos comerciantes. O proprietário da Cantina da Lua, Clarindo Silva, comemorou o movimento durante este segundo dia de Copa do Mundo. “Está muito bom. E a tendência é, daqui para frente, melhorar”, destacou.
Se a concentração no Pelourinho foi uma tentativa de dar sorte à Seleção Holandesa, o Orange Square acertou em cheio, pois o “laranja mecânica” teve uma vitória tranquila, com um placar de 5 x 1. “Esse jogo aqui em Salvador vai ser inesquecível para nós, além de toda essa beleza do lugar”, vibrou o holandês Peter Korzelius, um dos que ajudaram a colorir de laranja as ruas de Salvador.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




