
Garantir mais organização ao processo de entrega da merenda nas escolas municipais. Este é o objetivo do Portal da Merenda Escolar que acaba de ser lançado pela Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana com o propósito de integrar os dados da alimentação escolar entre as escolas e o setor responsável pela gestão da merenda, a Divisão de Apoio ao Estudante, na Seduc.
O portal já pode ser acessado de maneira simplificada, por gestores das escolas e a equipe do setor, na página do Sistema Integrado de Educação. Os gestores das escolas têm até o dia 30 de junho de 2014 para informar no portal os alimentos disponíveis no estoque das suas respectivas unidades de ensino.
Todos os itens da merenda escolar estão sendo catalogados e contabilizados no portal antes da distribuição. Com a mudança, no ato de recebimento da merenda, os gestores das escolas devem confirmar no sistema a quantidade e os itens que chegam à sua unidade de ensino, o que é definido com base na quantidade de alunos matriculados, faixa etária e no cardápio.
O acompanhamento da distribuição dos itens bem como da oferta deles nas escolas é de responsabilidade do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento Educacional, no qual está inserida a Divisão de Apoio ao Estudante, e também do Almoxarifado.
Com o novo sistema, a expectativa da Seduc é aumentar o controle sobre a demanda de alimentos nas escolas, procurando evitar assim que faltem itens da merenda escolar. A equipe observará a quantidade necessária de alimentos para cada escola, a indicação de cada produto com base na faixa etária dos estudantes, a quantidade de alunos aos quais será preparada e servida a merenda e ainda no cardápio que muda conforme a idade das crianças.
A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, avalia a mudança: “Nosso objetivo é buscar mais organização no desenvolvimento dos processos a fim de melhorar o funcionamento das escolas. Por outro lado, para que haja uma gestão eficiente, é necessária a participação dos gestores das escolas, da própria Seduc e também do setor responsável”.










Deixe um comentário