Morre um dos ícones da construção civil do Brasil, Norberto Odebrecht

Norberto Odebrecht morre aos 93 anos e deixa como legado um conglomerado empresarial com atuação em 60 países.
Norberto Odebrecht morre aos 93 anos e deixa como legado um conglomerado empresarial com atuação em 60 países.

Morreu na noite deste sábado (19/07/2014), em Salvador, aos 93 anos, o empresário Norberto Odebrecht. Ele estava internado devido a problemas cardíacos, há dois dias no Hospital Cardio Pulmonar. O enterro é realizado neste domingo (20), às 11h, no Cemitério Campo Santo, no bairro da Federação, na capital baiana.

Norberto Odebrecht nasceu em Recife (PE) em 1920, filho de Emílio e Hertha Odebrecht. Foi levado a Salvador aos cinco anos, e com 15 começou a trabalhar na empresa do pai. Formado na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, aos 24 anos, fundou Construtora Odebrecht. Com o passar dos anos, a empresa se tornou uma das potências econômicas do país, atuando com o nome Organização Odebrecht, com negócios em 60 países. Há 23 anos, passou a presidência do grupo ao filho Emílio Odebrecht e tornou-se presidente de honra, além de Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht e membro da Academia Nacional de Engenharia. Atualmente, o diretor-presidente da companhia é o neto Marcelo Odebrecht.

Governador Jaques Wagner lamenta morte de Norberto Odebrecht

O governador Jaques Wagner lamentou, em nota, a morte do empresário Norberto Odebrecht: “Os baianos se entristecem com a morte desse grande homem cujo espírito empreendedor foi enriquecido por uma ampla visão social. Em 70 anos, o Grupo Odebrecht, fundado por ele em Salvador, tornou-se um dos maiores do Brasil, participando de grandes projetos ao redor do mundo e empregando milhares de pessoas. Um dos grandes legados é a Fundação Odebrecht, surgida na década de 1960, que investe na educação de jovens e no desenvolvimento sustentável. Norberto sempre será um grande exemplo. Em meu nome e em nome de todos os baianos, minhas condolências aos familiares e amigos”.

Rui Costa lamenta falecimento de empresário

Através das redes sociais, o candidato ao governo da Bahia, Rui Costa (PT), da Coligação “Pra Bahia Mudar Mais”, lamentou o falecimento do empresário Norberto Odebrecht, “baiano ilustre, que muito contribuiu pelo desenvolvimento da Bahia e do Brasil”. Rui manifestou solidariedade aos familiares e amigos do empresário.

Paulo Souto lamenta morte de Norberto Odebrecht

O candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, lamentou o falecimento do empresário Norberto Odebrecht: “O Brasil perde um dos seus mais capazes empresários. Pernambucano de nascimento, mas baiano de coração e por escolha, Norberto Odebrecht, escreveu seu nome na história empresarial brasileira. Empreendedor nato, nunca se inibiu diante das dificuldades para realizar seus negócios. Ficam a saudade do amigo e meus sentimentos à família Odebrecht”, disse Paulo Souto, em Serrinha.

Prefeito ACM Neto lamenta a morte de Norberto Odebrecht

O prefeito ACM Neto lamentou a morte do empresário Norberto Odebrecht. “Ele (Norberto Odebrecht) foi um visionário ao construir uma das maiores empresas do mundo. Em todos os setores em que atuou, foi pioneiro, contribuindo para o desenvolvimento da Bahia e do Brasil, gerando milhares de empregos”, disse o prefeito ACM Neto.

O prefeito também ressaltou que, apesar de comandar uma das empresas mais sólidas de todo o Brasil, o empresário se orgulhava em morar na capital baiana e nunca quis sair do Estado, dando um exemplo de amor à Bahia.

“Transmito o meu pesar aos familiares e amigos do Dr. Norberto”, disse o prefeito, lembrando que o patriarca da família Odebrecht foi amigo do seu avô, Antonio Carlos Magalhães.

Odebrecht: O legado desse grande homem permanece para sempre, diz Pinheiro

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) lamentou o falecimento do empresário Norberto Odebrecht: “Parte um ‘construtor’ de ideias. Ideias estas que revolucionaram a forma de empreender e erguer estruturas, principalmente com a valorização das pessoas. Um incansável que mesmo do alto dos seus 90 anos não desistiu da lida e do seu compromisso de fazer brotar coisas novas, e do seu compromisso social de incluir pessoas. A matéria se foi, mas o legado desse grande homem permanece para sempre”.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading