ANAMAGES ingressa com ‘Amicus Curiae’ com a finalidade de preservar dispositivos da Lei ‘Eserval Rocha’

ANAMAGES ingressa com Amicus Curiae.
ANAMAGES ingressa com Amicus Curiae.

A criação da Câmara do Oeste da Bahia não deve ser considerada inconstitucional. A Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (ANAMMAGES) ingressou como AMICUS CURIAE  na ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) defendendo os dispositivos da Lei baiana 13.145/2014, conhecida como Lei Eserval Rocha.

A ação tramita no Supremo com a numeração ADI 5142. A norma cria quatro cargos de desembargadores e 34 cargos de juízes substitutos de segundo grau, ao mesmo tempo em que extinguiu 34 cargos de juiz de direito titular de varas de substituição no primeiro grau.

Conceito jurídico de Amicus Curiae

Amicus Curiae (Amigo da Corte): Intervenção assistencial em processos de controle de constitucionalidade por parte de entidades que tenham representatividade adequada para se manifestar nos autos sobre questão de direito pertinente à controvérsia constitucional. Não são partes dos processos; atuam apenas como interessados na causa.

Plural: Amici Curiae (Amigos da Corte).

Baixe

STF – ADIN – TJBA – ANAMAGES ingressa com Amicus Curiae


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading