Eleições 2014 – Bahia | Confira relatório da pesquisa de julho, elaborado pelo Ibope

Ao analisar pesquisa, observa-se que 54% dos eleitores não decidiram em quem votar.
Ao analisar pesquisa, observa-se que 54% dos eleitores não decidiram em quem votar.

O candidato do DEM ao governo da Bahia, Paulo Souto, obtém 42% das intenções de voto na primeira medição feita pelo IBOPE Inteligência, a pedido da TV Bahia, após a definição oficial das candidaturas. Em outro patamar, mais afastados do primeiro colocado, aparecem Lídice da Mata (PSB) e Rui (PT) com 11% e 8% das intenções de voto, respectivamente. Da Luz (PRTB) é mencionado por 2%, enquanto os demais candidatos apresentam 1% das menções cada um (Marcos Mendes, candidato pelo PSOL e Renata Mallet, do PSTU).

Neste momento, os indecisos correspondem a 17% dos eleitores e os que pretendem votar branco ou nulo somam 18%.

Também na pergunta espontânea, quando não é apresentado aos entrevistados o disco com os nomes de todos os candidatos, Paulo Souto desponta como o candidato com mais intenções de voto (17%). Rui e Lidice da Mata obtêm 5% e 4% das citações, respectivamente. Entre os outros concorrentes ao governo baiano, apenas Da Luz alcança 1% das menções cada. Os baianos que se declaram indecisos nesta pergunta somam 54%, uma proporção esperada nesta fase inicial da campanha. Os votos brancos ou nulos totalizam 15%.

Expectativa de vitória – O IBOPE Inteligência também perguntou qual dos candidatos, na opinião dos entrevistados, seria o próximo governador da Bahia, independentemente de sua intenção de voto. Paulo Souto obtém 50% das menções. Já os candidatos Lidice da Mata e Rui aparecem com 8% das menções, cada. Da Luz e Marcos Mendes alcançam 1% das citações. Aqueles que não sabem responder ou preferem não opinar nesta questão somam 32% das respostas.

Rejeição – O candidato Da Luz é o mais mencionado como aquele em que os eleitores baianos não votariam de jeito nenhum, com 27% das menções. Lidice da Mata é citada por 20%, enquanto Paulo Souto e Rui, são apontados por 18%, cada. Os candidatos Marcos Mendes e Renata Mallet tem 13% das menções, cada um. Nesta pergunta, os entrevistados poderiam citar mais de um nome entre os concorrentes ao cargo. Eleitores que afirmam espontaneamente a possibilidade de votar em qualquer um dos candidatos são 11% e outros 25% não sabem ou preferem não responder.

Intenção de voto para o Senado – Na disputa pelo cargo de senador pela Bahia, Geddel Vieira Lima, do PMDB, aparece isolado na preferência dos eleitores, com 34% das intenções de voto. Otto Alencar, do PSD, é o segundo mais citado, já em outro patamar, com 17% das menções. Eliana Calmon (PSB) obtém 5%, enquanto Hamilton Assis (PSOL) e Idalba Marins (PEN) alcançam, cada um, 1% das intenções de voto. Os indecisos quanto ao voto para o Senado são 23% e os que declaram votar em branco ou anular são 19% do total de eleitores.
Já quando os nomes dos candidatos a senador pela Bahia não são apresentados, 63% dos eleitores não sabem ou preferem não opinar. Geddel é o candidato mais lembrado, com 11% de citações. Em seguida aparece Otto Alencar, com 6%. Entre os demais candidatos, apenas Eliana Calmon atinge 1% das intenções de voto. Brancos ou nulos correspondem a 18%.

Intenção de voto para presidente – Na Bahia, a atual presidente Dilma (PT) lidera as intenções de voto, com 48% das menções. Aécio Neves (PSDB), seu principal oponente neste momento, obtém 15% das menções e Eduardo Campos, do PSB, aparece com 8%. O candidato Pastor Everaldo, do PSC, tem a preferência de 3% dos eleitores baianos. Já os candidatos Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU), ficam com 1% das intenções de votos, cada. Entre os baianos, 13% declaram que votarão em branco ou anularão seu voto para presidente e 11% estão indecisos.

Na pergunta espontânea, Dilma é a candidata citada por 36% dos eleitores da Bahia. Já o candidato Aécio Neves obtém 9% de menções e Eduardo Campos 5%. Nenhum dos demais concorrentes alcança 1% das intenções de voto com respostas espontâneas. Nesta pergunta, 34% não sabem ou preferem não opinar e 13% pretendem votar em branco ou anular o voto para presidente.

Avaliação da atual administração – 39% dos eleitores da Bahia avaliam a atual administração do governador Jaques Wagner como regular. A administração é considerada ótima ou boa para 29% dos eleitores. Já os que fazem uma avaliação negativa (ruim ou péssima) somam 27% dos eleitores. Sendo que 4% não sabem opinar sobre este assunto.

Quanto à aprovação do governo estadual, 49% declaram aprovar a maneira como Jaques Wagner vem administrando a Bahia, enquanto 40% desaprova. Outros 11% não sabem opinar.

A área da saúde é, claramente, aquela em que a Bahia vem enfrentando os maiores problemas, sendo citada por 77% dos baianos. Em seguida aparecem segurança pública (52%) e educação (48%). Nesta pergunta, era possível citar até três áreas diferentes.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA (JOB Nº 14_0467-1| 2014)

Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de julho de 2014.

Tamanho da amostra: foram entrevistados 1008 eleitores.

Margem de erro: a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Nível de confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Solicitante: pesquisa contratada pela Televisão Bahia Ltda.

Registro eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia sob registro nº BA-00006/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR-00237/2014.

Baixe

IBOPE – Pesquisa de opinião pública sobre assuntos políticos e administrativos da Bahia – Julho de 2014

*Com informações do Ibope e da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading