Eleições 2014: Confira relatório da pesquisa realizada pelo Datafolha com novo cenário sucessório para Presidência da República

Com a morte de Eduardo Campos, seu partido, o PSB, pode indicar outro nome para a disputa, optar por apoiar outro candidato ou se manter neutro na disputa pela Presidência da República. Com base nessas alternativas, o Datafolha consultou a opinião dos brasileiros sobre o novo cenário eleitoral do país, que mostra a manutenção de Dilma Rousseff (PT) como líder nas intenções de voto, e indefinição na segunda colocação.

No cenário em que Marina Silva (PSB) assume a candidatura à Presidência no lugar de Campos, Dilma teria, se a eleição fosse hoje, 36% das intenções de voto, e a ex-senadora do Acre, com 21%, estaria empatada com Aécio Neves (PSDB), que teria a preferência de 20% do eleitorado. Em seguida aparecem Pastor Everaldo (PSC), com 3%, e Zé Maria (PSTU) e Eduardo Jorge, com 1% cada. Os candidatos Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB), Luciana Genro (PSol), Rui Costa Pimenta (PCO) e Eymael (PSDC) não atingiram 1%. Uma parcela de 8% dos eleitores votariam em branco ou anulariam o voto, e 9% não opinaram.

O Datafolha incluiu Marina como presidenciável, pela última vez, em abril de 2014, em cenário em que seu nome foi apresentado aos eleitores juntamente como o de Dilma e Aécio. À época, Dilma aparecia com 39%, Marina tinha 27%, e Aécio ficava com 16%.

Na pesquisa atual, a simulação do cenário sem Marina Silva mostra a liderança de Dilma, com 41% das intenções de voto, tendo Aécio em segundo lugar, com 25%. Em seguida aparecem Pastor Everaldo, com 4%, e José Maria, Luciana Genro, Eduardo Jorge, e Rui Costa Pimenta, com 1% cada. Os candidatos Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Eymael não atingiram 1% das intenções de voto. A fatia de votos em branco ou nulos, neste caso, somam 13%, e a de indecisos, fica em 12%.

Com a ausência de Marina, Aécio abre vantagem sobre Dilma entre os eleitores com curso superior (39% a 26%), no eleitorado com renda familiar entre 5 e 10 salários (42% a 27%), entre aqueles com renda familiar superior a 10 salários (47% a 25%). Na região Sudeste, há empate entre a petista (32%) e Aécio (31%), assim como no Centro-Oeste (33% para ambos). No Nordeste, a presidente tem larga vantagem sobre o senador mineiro (55% a 15%), assim como no Norte (55% a 19%).

Na pesquisa espontânea, sem a apresentação de nenhum nome aos eleitores, 24% apontam Dilma como nome para a Presidência, índice similar ao registrado em pesquisa realizada nos dias 15 e 16 de julho, quando 22% citavam a petista. As menções a Aécio também tiveram oscilação positiva no período, de 9% para 11%. O nome de Marina foi apontado por (5%), e metade do eleitorado (49%) não mencionou nenhum nome espontaneamente.

Nas simulações de segundo turno, Dilma voltou a abrir vantagem sobre Aécio: em meados de julho, a petista tinha 44%, e estava empatada tecnicamente com o tucano, que aparecia com 40%. Atualmente, ela tem 47%, enquanto Aécio oscilou para 39%. Votariam em branco ou nulo 9%, e 5% não opinaram.

No cenário em que se enfrentam Dilma e Marina, há um empate técnico no limite da margem de erro, com a candidata do PSB obtendo 47% das intenções de voto, ante 43% da atual presidente. Neste caso, uma parcela de 6% votaria em branco ou nulo, e 4% não opinaram.

Uma parcela de 34% do eleitorado brasileiro não votaria de jeito nenhum em Dilma Rousseff, que segue como o nome mais rejeitado na disputa (em julho, esse índice era de 35%). Em seguida aparecem Aécio Neves (18%), Pastor Everaldo (17%), Zé Maria (16%), Eymael (13%), Levy Fidelix (13%), Rui Costa Pimenta (13%), Luciana Genro (11%), Mauro Iasi (11%), Marina Silva (11%) e Eduardo Jorge (10%). A fatia dos que não rejeitam nenhum deles fica em 11%, e 3% rejeitam todos.

*Com informações do Datafolha.

Baixe

Datafolha – Pesquisa sobre Intenção de voto para presidente da República – 14 e 15 de agosto de 2014

Leia +

Eleições 2014 | Confira relatório da pesquisa realizada pelo Datafolha com novo cenário sucessório

Eleições 2014 | Pesquisa Datafolha aponta empate técnico entre Marina Silva e Aécio Neves, enquanto Dilma Rousseff segue liderando

Eleições 2014 | Cientista social identifica grave erro no relatório da pesquisa para presidência da república elaborado pelo Ibope

Eleições 2014 | Pesquisa Ibope indica estabilidade na liderança de Dilma Rousseff e possibilidade de vitória no primeiro turno

Eleições 2014 | Pesquisa Ibope aponta liderança da presidenta Dilma Rousseff com 38% das intenções de voto

Eleições 2014 | Pesquisa Datafolha indica que Dilma Rousseff detém 36% das intenções de voto e pode ganhar eleição no primeiro turno

Eleições 2014 | Pesquisa Datafolha indica que Dilma Rousseff pontua em primeiro lugar nas intenções de voto com 38%

Eleições 2014 | Pesquisa CNI-Ibope aponta que 26% dos brasileiros não têm interesse nas eleições

Eleições 2014 | Pesquisa Ibope/CNI aponta liderança de Dilma Rousseff para Presidência da República com 39% das intenções de voto

Eleições 2014 | Pesquisa Sensus/IstoÉ aponta liderança de Dilma Rousseff para Presidência da República

Eleições 2014 | Pesquisa Ibope mostra quadro eleitoral estável, com indicadores oscilando na margem de erro

Eleições 2014 | Pesquisa Datafolha indica possibilidade de segundo-turno com Dilma Rousseff


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading