Senador Walter Pinheiro diz que universalizar a Banda Larga é desafio governamental

Walter Pinheiro “Existe uma concentração deste serviço no Sul e Sudeste. O desafio é fazer isso chegar em todos os cantos do Brasil.".
Walter Pinheiro “Existe uma concentração deste serviço no Sul e Sudeste. O desafio é fazer isso chegar em todos os cantos do Brasil.”.

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) destacou, nesta sexta-feira (29/08/2014), que o principal desafio do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) é ampliar o acesso à Internet principalmente no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País. “Existe uma concentração deste serviço no Sul e Sudeste. O desafio é fazer isso chegar em todos os cantos do Brasil, aumentando o nível de investimento, a cobertura e a capacidade de uso por parte das pessoas, independente do seu poder econômico e da sua localização geográfica”, destacou.

O PNBL foi debatido numa mesa redonda promovida pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT) do Senado, que também contou com a presença do senador Aníbal Diniz, relator do Plano de Revisão do PNBL.

Pinheiro ainda citou que a ampliação da cobertura é o foco do leilão que trata da questão da frequência de 700 MHz, “permitindo assim que a gente aumente o raio de cobertura”. Ele também disse que tramita no Senado a proposta de legislação que trata da instalação de antenas, e defendeu o compartilhamento das estruturas onde são instaladas as estações de rádio-base.

Também participaram da mesa, que encerrou o 5º ‘Diálogos de Comunicação’, André Moura Gomes, representando o diretor do Departamento de Banda Larga do Ministério das Comunicações; Marlupe Caldas, secretária estadual de Comunicação; Cláudio Santana Laranjeira, representante da Telebrás; e Eduardo Levy, presidente-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil).

Marco Civil da Internet 

Além do PNBL, o evento também debateu o Marco Civil da Internet. Na palestra de abertura, o doutor em Ciência Política e integrante da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (Cidadania Digital e Internet), Sérgio Amadeu, destacou os debates que antecederam a Lei nº 12.965, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em abril deste ano. Segundo ele, o resultado é uma das legislações mais avançadas do mundo voltadas para a garantia de direitos como a privacidade, segurança de informações e neutralidade da rede.

Amadeu enfatizou que “a manutenção da neutralidade como um dos princípios da internet foi e continua sendo uma das principais lutas pela liberdade digital, que se reflete diretamente na maneira como as pessoas consomem conteúdos online”. A garantia da neutralidade assegura, por exemplo, que as empresas proprietárias dos cabos pelos quais são transmitidos os dados da internet não controlem a utilização do serviço.

Especialista em Direito Digital, a advogada Ana Paula de Moraes participou do debate e destacou a importância da divulgação do Marco Civil. “É preciso disseminar a cultura do uso correto das tecnologias para que a lei se aplique na prática, e eventos como esse são fundamentais para essa disseminação”.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading