A eficiência hídrica deve ser a base da luta para erradicar a pobreza e a fome

A World Water Week (Semana Mundial da Água) de 2014, com foco na energia e na água, terminou hoje. Os participantes enfatizaram de maneira conjunta a importância de uma meta para a água, bem como a profunda interação da energia e da água na Agenda de Desenvolvimento pós-2015. A semana também concluiu que a eficiência hídrica é uma das principais ferramentas para combater a pobreza e a fome.

Alguns obstáculos ofuscam os outros na luta contra a pobreza. Um deles é a mentalidade silo. Os setores devem quebrar as barreiras entre eles e usar as sinergias para alcançar seu potencial total. Essa mensagem foi enfatizada pela Stockholm Statement on Water (Declaração de Estocolmo sobre a Água), divulgada durante a semana pelo Stockholm International Water Institute (Instituto Internacional da Água de Estocolmo, SIWI), o organizador da conferência. Outro obstáculo é a grande ineficiência no uso da água.

“Para enfrentar o desafio da crescente demanda por água, devemos utilizá-la de maneira muito mais inteligente. Em cinco anos, quero que todos tenham consciência da eficiência hídrica, como têm da eficiência energética hoje em dia”, afirmou o Sr. Torgny Holmgren, diretor executivo do SIWI, na sessão de encerramento.

A World Water Week começou com a chamada de um dos principais cientistas e especialistas em água, meio ambiente e adaptabilidade, que afirmou que, sem a melhoria da gestão da água da chuva, os objetivos de desenvolvimento futuro discutidos atualmente são irreais.

Durante a semana, que quebrou os recordes de público com mais de 3.000 participantes de mais de 140 países, a eficiência hídrica foi destaque em várias sessões. O Sr. Neil Macleod, do departamento de água e saneamento da municipalidade de eThekwini, falou sobre a necessidade de inventar um vaso sanitário que não precise de água. “A descarga pertence aos livros de história”, afirmou o Sr. Macleod, ao declarar que um vaso sanitário sem descarga diminuiria em 30 por cento o uso da água nos lares.

A necessidade de uma abordagem holística às questões de energia e água foi reiterada pela Srta. van der Hoeven, da IEA, que afirmou: “O vínculo entre a água e a energia está na nossa agenda, bem como o desenvolvimento. Sabemos que 1,2 bilhão de pessoas no mundo todo sofrem com a falta de eletricidade, principalmente na África subsaariana. Por isso, aplaudimos o tema da World Water Week do próximo ano: água e desenvolvimento”.

A Srta. Amina Mohammed, conselheira especial do secretário geral da ONU para o Plano de Desenvolvimento pós-2015, concluiu: “O próximo ano é um ano importante. Precisamos de uma liderança corajosa. Espero que possamos utilizar a energia desta semana como base para o trabalho que temos adiante”.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading