Agricultores familiares de Pardo e Itamaraju realizam o sonho da casa própria

Agricultores familiares de Pardo e Itamaraju têm o sonho da casa própria mais próximo.
Agricultores familiares de Pardo e Itamaraju têm o sonho da casa própria mais próximo.

A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), vem mobilizando agricultores familiares em todo o Estado, com o objetivo reduzir o déficit habitacional rural, por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).  Nos municípios baianos de Itamaraju e Prado, nos últimos sete meses, 146 famílias já tiveram seus projetos aprovados. A possibilidade da casa própria, fez com que mais agricultores do Extremo Sul do estado procurassem a gerência regional de Teixeira, para emitir a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional da Agricultura Familiar (DAP/Pronaf), documento que permite o acesso ao PNHR.

“Muitas pessoas já constituíram família, mas continuam morando com os pais, como é o meu caso, por conta da falta de condições financeiras para construir uma moradia. Esse projeto veio nos atender, pois já temos até o terreno”, disse Silvânia Marinho da Conceição, presidente da Associação Carroula de Moradores e Proprietários de Corumbau, em Prado. No município as comunidades do Projeto de Assentamento Guaíra e do Carroula/Corumbau tiveram, respectivamente, 24 e 36 projetos aprovados. Já em Itamaraju, na comunidade de Nova Alegria, foram beneficiadas 50 famílias, e mais 36 famílias na Associação Santa Rita.

O Programa de Habitação Rural está inserido no Programa Brasil Sem Miséria e pretende reabilitar o agricultor familiar, começando pela sua residência. “Oferecer segurança e dignidade de possuir um lar e levar todo o complexo de desenvolvimento, como água tratada, condições sanitárias, energia elétrica, posto médico e escola, é o princípio de um trabalho que se inicia pela casa”, enfatizou o engenheiro agrônomo do Escritório da EBDA de Itamaraju, Paulo Medrado, um dos responsáveis pela atividade, na região.

De acordo com Medrado, a importância estratégica desta política pública está na melhoria da qualidade de vida do produtor, no combate ao êxodo rural e consequente resgate do papel histórico do agricultor familiar na formação da cultura e do povo brasileiro. “Essa ação, acredito, que mostra o verdadeiro papel do profissional de Assistência Técnica e Extensão Rural – Ater pública, que é o de implementar, com eficiência, as políticas públicas e fazer com que elas se tornem realidade para o agricultor familiar”.

Com a demanda existente, a subgerente de Extensão de Teixeira de Freitas, Norma Ferreira de Lima informou que, em toda a região, a EBDA continua assistindo aos agricultores familiares, buscando o seu desenvolvimento, na forma mais ampla. “O agricultor necessita de assistência, desde as questões sociais, passando pela geração de emprego e renda, produção agrícola, com qualidade, construção de habitação, dentre outras áreas fundamentais para uma vida com dignidade”, complementou Norma Ferreira.

PNHR – O Programa Nacional de Habitação Rural, integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), objetiva a produção ou reforma de imóveis aos agricultores familiares e trabalhadores rurais, por meio de financiamentos a subsídios menores do que o valor de mercado. Enquadram-se no programa os agricultores familiares e os trabalhadores rurais, além dos pescadores artesanais, extrativistas, aquicultores, maricultores, piscicultores, ribeirinhos, comunidades quilombolas, povos indígenas e demais comunidades tradicionais.

As famílias beneficiadas pelo programa recebem também capacitação técnica e orientação sobre gestão da propriedade rural, melhoria das moradias, cooperativismo, participação da mulher na gestão da propriedade e ações que visem à permanência do jovem no campo.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading