Governo da Bahia divulga resultado do concurso de ideias para Baixinha de Santo Antônio

Secretário Manuel Ribeiro abre o enevelope com o resultado do Concurso de Ideias para Baixinha de Santo Antonio.
Secretário Manuel Ribeiro abre o enevelope com o resultado do Concurso de Ideias para Baixinha de Santo Antonio.
Secretário Manuel Ribeiro abre o enevelope com o resultado do Concurso de Ideias para Baixinha de Santo Antonio.
Secretário Manuel Ribeiro abre o enevelope com o resultado do Concurso de Ideias para Baixinha de Santo Antonio.

O trabalho dos arquitetos Adriano Bruno, Juliana Sicuro, Luís Felipe Vasconcellos e Vitor Garcez, sob a coordenação técnica do arquiteto Rodrigo Bocarte, foi o grande vencedor do Concurso Nacional de Ideias em Arquitetura e Urbanismo da Baixinha de Santo Antônio – Bairro da Gente, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (SEDUR) em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil – Seção Bahia (IAB-BA), com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

A divulgação do resultado aconteceu na tarde desta segunda-feira, 08/09, no Gabinete da SEDUR, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A cerimônia contou com a participação do secretário Manuel Ribeiro; da presidente do IAB-BA, Solange Araújo; do coordenador do Concurso, Neilton Doréa; de representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE); e de lideranças comunitárias da Baixinha de Santo Antônio.

A comissão julgadora, presidida pelo arquiteto Mariano Arana, ex-prefeito de Montevidéu por duas vezes e ex-senador da República do Uruguai, avaliou a proposta vencedora e elogiou o ”plano urbanístico com boa definição, especialmente atento às intervenções sobre o assentamento a preservar”. A comissão considerou positiva, ainda, a “criação de dois núcleos-centralidades com moradias, serviços e espaços públicos, em áreas atualmente frágeis e de menor aproveitamento”, sugerindo que isso tem uma “resposta de muito bom resultado”.

Processo Democrático

O secretário Manuel Ribeiro, que defendeu a ideia do concurso público por considerá-la a mais democrática possível, avaliou como extremamente positivo o resultado do concurso. “Nós estamos aqui hoje cumprindo a última etapa deste concurso de ideias, que é a divulgação do resultado, mas eu não posso deixar de afirmar que o sucesso dele ajudará muito a promoção de outros concursos no Estado da Bahia, uma vez que tivemos trabalhos de altíssimo nível, como podemos ver pela avaliação da comissão julgadora”, afirmou. O secretário lembrou ainda que o projeto piloto a ser realizado na Baixinha de Santo Antônio será replicado em outras comunidades de Salvador e região metropolitana.

Líder comunitária da Baixinha de Santo Antônio, Alda Florentino parabenizou o Governo do Estado e o IAB-BA pela importância dada à participação da comunidade durante todo o processo de elaboração e execução do concurso público. “Nós recebemos o projeto de braços abertos e demos todo o apoio necessário para a realização do concurso. Estamos muito satisfeitos em ver a divulgação do resultado, além do compromisso do secretário em continuar tocando este trabalho”, comentou Alda. “Uma comunidade com mais saneamento básico, urbanização, cultura e lazer é a certeza de um futuro melhor para nossos filhos”, finalizou.

Comissão Julgadora

A coordenação do concurso confirmou 17 inscrições de participantes e recebeu, dentro do prazo estabelecido, 11 propostas para avaliação da Comissão Julgadora. A comissão foi formada por Mariano Arana, arquiteto e ex-senador do Uruguai; Sérgio Magalhães, arquiteto e presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB); Antônio Heliodório Sampaio, arquiteto e professor da Universidade Federal da Bahia; Elisabete França, arquiteta e urbanista; Alessandra D’Avila Vieira, arquiteta do Ministério das Cidades; Verena Andreatta, arquiteta e urbanista, secretária de Urbanismo e Mobilidade Urbana de Niterói (RJ); Fernanda Pontes, arquiteta e gerente nacional de Planejamento e Desenvolvimento de Redes na GeGov de Brasília; e Roberto Cortizo, arquiteto e urbanista, professor da UFBA.

Resultado

Além do trabalho vencedor (RS 150 mil), coordenado por Rodrigo Bocater, o concurso também premiará os segundo (RS 80 mil) e terceiro (R$ 50 mil) colocados. A posição número dois ficou com o trabalho elaborado pela arquiteta Maria das Graças Gondim dos Santos Pereira e a terceira posição foi para o trabalho coordenado por Eubert Fabrício dos Santos. O concurso foi patrocinado pela Caixa Econômica Federal.

O resultado obedecerá aos trâmites formais e legais para sua homologação. Após a homologação e decorrido o prazo de cinco dias para interposição de eventual recurso, uma premiação com a participação do governador Jaques Wagner deve acontecer ainda neste mês de setembro.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading