
Repetindo a ampla votação que teve no primeiro turno no município, a presidente Dilma Rousseff foi reeleita com 70,48% dos votos em Itaberaba, cidade portal de entrada da Chapada Diamantina. Os votos para Dilma na cidade superaram o percentual que ela obteve na Bahia, que foi de 70,16%.
A votação mostrou mais uma vez a força política do prefeito João Filho na cidade e em toda região do Piemonte do Paraguaçu, aliado há anos do deputado federal e vice-governador eleito João Leão e também de Otto Alencar e do governador eleito Rui Costa.
Em Itaberaba, dos 28.885 votos válidos Dilma obteve 20.853 (70,48%) e Aécio apenas 8.527 (29,52%). Na região, Dilma teve votação de 66,86% em Boa Vista do Tupim, 72,46% em Rui Barbosa (terra natal de Otto Alencar), 74,64% em Iaçu, e 67,44% em Ipirá.
A região deu praticamente esses mesmos percentuais no primeiro turno para Dilma e Rui Costa, o que demonstra que a Chapada Diamantina e o território Piemonte do Paraguaçu são grande reduto da situação e merecem um tratamento diferenciado e de muito apoio do governador Rui Costa para continuarem no atual forte desenvolvimento econômico e social que já dura vários anos.
Não é a toa que o deputado estadual Cacá Leão obteve expressiva votação em Itaberaba, sendo eleito deputado federal. Além de Cacá Leão, o prefeito João Filho também viu serem reeleitos os deputados estaduais Luiz Augusto e Ângelo Coronel, os quais também apoiou.
João Leão disse em encontro às vésperas do segundo turno em Itaberaba que o apoio de João Filho foi fundamental para a vitória na cidade e região. “Considero João Filho outro filho meu e reafirmo aqui que serei o governador de Itaberaba”, afirmou o vice-governador eleito João Leão.
Em outro evento político na cidade Leão afirmou que o brilhante trabalho desenvolvido por João Filho em Itaberaba o credencia para ocupar uma secretaria de Estado no Governo da Bahia, além de posicioná-lo para voos como deputado estadual ou deputado federal nas próximas eleições. João Filho está em seu segundo mandato, sendo reeleito com mais de 70% dos eleitores de Itaberaba.










Deixe um comentário