Eleições 2014 | Reeleita, Dilma Rousseff promete reforma política e combate à corrupção

Dilma Rousseff promete mudanças no País em discurso feito após a divulgação de sua vitória.
Dilma Rousseff promete mudanças no País em discurso feito após a divulgação de sua vitória.

Com a vitória deste domingo, o PT se consolida como o partido que ficou mais tempo no poder desde a redemocratização. Dilma disse que o País não sai das urnas dividido.

O PT vai comandar o Brasil por mais quatro anos. Em eleição disputada, a presidente Dilma Rousseff foi reeleita com 51,6% dos votos válidos, derrotando o senador Aécio Neves, do PSDB. O vice-presidente reeleito é Michel Temer, do PMDB. A eleição matemática da presidente só foi definida depois de apurados 98% dos votos às 20h27.

Com a vitória de Dilma, o PT se consolida como o partido que ficou mais tempo no poder desde a redemocratização. Com o novo mandato de Dilma, serão 16 anos à frente do Palácio do Planalto.

Aécio Neves teve 48,4% dos votos válidos. O resultado nos estados repete a divisão já consagrada no primeiro turno. Aécio manteve a liderança dos votos no Sudeste, Sul e Centro-Oeste, enquanto Dilma teve vitória expressiva no Norte e no Nordeste. A abstenção registrada foi de 21%, enquanto brancos e nulos somaram 6%.

Na comparação com o desempenho do primeiro turno, a presidente Dilma obteve mais votos em todas as regiões brasileiras, mesmo naquelas em que Aécio Neves ganhou. O Nordeste deu mais votos à presidente reeleita: ela teve cerca de 72,7% dos votos da região.

O eleitorado maranhense foi o que deu mais apoio à reeleição de Dilma no segundo turno. Ela obteve 78,76% dos votos do estado. No primeiro turno, foi o Piauí que deu mais votos à Dilma. Já Aécio foi novamente o preferido de Santa Catarina, que deu ao tucano 64,59% dos votos nesse segundo turno.

Os votos de Marina Silva foram divididos entre os dois candidatos. Em Pernambuco, onde a ambientalista ganhou no primeiro turno e Aécio teve apenas 5,92% dos votos, a presidente Dilma teve a preferência com 70,20%, mas o tucano ganhou 29,80% do eleitorado. No Acre, que também preferiu Marina, foi o tucano quem levou a melhor – Aécio teve 63,68% e Dilma 36,32%.

Reformas

No discurso feito após a divulgação de sua vitória, Dilma Rousseff prometeu tocar reformas e mudanças no País. Ela deu destaque à reforma política, retomando a proposta de um plebiscito para consultar a população sobre os pontos que deverão ser alterados. Esse plebiscito foi proposto por Dilma em junho do ano passado, como resposta às manifestações populares. O PT chegou a apresentar um projeto (PDC 1258/13) convocando o plebiscito com cinco pontos, mas o texto não avançou na Câmara dos Deputados.

“Entre as reformas, a primeira e mais importante deve ser a reforma política. Meu compromisso é deflagrar essa reforma, que é responsabilidade constitucional do Congresso e deve mobilizar a sociedade por meio de um plebiscito”, disse.

A presidente eleita também se comprometeu com o combate à corrupção. “Com o fortalecimento de instituições de controle e propondo mudanças na legislação para acabar com a impunidade, que é a protetora da corrupção”, disse.

Na economia, Dilma disse que vai fazer mudanças para a retomada do crescimento, combaterá “com rigor” a inflação e avançará no terreno da responsabilidade fiscal. Para isso, ela pediu a participação dos setores econômicos. “Quero parceria de todos os segmentos e setores produtivos e financeiros nessa tarefa, que é responsabilidade de cada um”, disse.

União

Diante de um resultado tão apertado nas urnas, tanto Dilma quanto o candidato derrotado Aécio Neves pediram a união do País. O tucano disse que conversou com Dilma Rousseff depois da confirmação do resultado e disse a ela que considera “prioridade” unir o País em torno de um “projeto honrado”. Já Dilma enfatizou várias vezes no seu discurso que vai optar pelo diálogo e superar as divergências eleitorais. Ela disse não acreditar que o País saíra das urnas rachado.

“Não acredito sinceramente que essas eleições tenham dividido o País ao meio. Entendo, sim, que elas mobilizaram ideias e emoções às vezes contraditórias, mas movidas por um sentimento comum: a busca de um futuro melhor para o País”, disse.

Para Dilma, o “calor” liberado durante essa disputa acirrada deve ser usado como “energia construtiva” de um novo momento no Brasil. “Com a força desse sentimento mobilizador, é possível encontrar pontos em comum e construir com ele a base de entendimento para fazermos o Brasil avançar”, afirmou.

Com informações da Agência Câmara.

Resultado do segundo turno da Eleição 2014 para Presidente da República

1º Dilma Rousseff (PT) recebeu 54.501.118 (51,64%) votos, através da coligação PT, PMDB, PSD, PP, PR, PROS, PDT, PC do B, PRB.

Dilma Rousseff foi reeleita presidente da república tendo como vice-presidente da república Michel Temer (PMDB), em 26 de outubro de 2014.

2º Aécio Neves (PSDB) recebeu 51.041.155 (48,36%) votos, através da coligação PSDB, PMN, SD, DEM, PEN, PTN, PTB, PTC e PT do B.

Seções: 428.894

Eleitorado total do Brasil: 142.822.046

Votos apurados: 142.821.358 (99,99%)

Abstenção: 30.137.479 (21,10%)

Comparecimento: 112.683.879 (78,90%)

Votos: 112.683.879

Votos em branco: 1.921.819 (1,71%)

Votos nulos: 5.219.787 (4,63%)

Votos nominais: 105.542.273 (93,66%)

Votos válidos: 105.542.273 (93,66%)

*Não foram apurados 688 votos (0,01%).

Leia + sobre resultado da eleição

Eleições 2014 | Dilma Rousseff é reeleita presidente da república

Eleições 2014 | Reeleita, Dilma Rousseff promete reforma política e combate à corrupção

Com base menor, novo governo Dilma Rousseff ficará mais dependente de outros partidos

Eleições 2014 | Dilma Rousseff vence em 15 estados; Aécio Neves é o mais votado em dez

Eleições 2014 | Dilma Rousseff vence no Norte e Nordeste; Aécio Neves fica na frente nas outras regiões

Baixe relatórios do TSE sobre resultado da eleição

Eleições 2014 – Brasil – Resultado final da votação de 2º turno para presidente

Eleições 2014 – Brasil – Resultado final da votação de 1º turno para presidente

Eleições 2014 – Resultado final da votação de 1º turno para presidente no estado da Bahia

Eleições 2014 – Resultado final da votação de 1º turno para presidente no município de Feira de Santana

Leia + sobre pesquisas

Eleições 2014 | Pesquisa Vox Populi: Dilma Rousseff pontua com 54% dos votos válidos; Aécio Neves, 46%

Eleições 2014 | Pesquisa Datafolha: Dilma Rousseff pontua com 52% e Aécio Neves, 48% dos votos válidos

Eleições 2014 | Pesquisa Ibope: Dilma Rousseff apresenta 53% das intenções de votos e Aécio Neves, 47%

Eleições 2014 | Pesquisa CNT/MDA: Aécio Neves inverte queda, volta a subir e passa à frente de Dilma Rousseff


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading