


Dia Nacional da Cultura
Pela primeira vez o Dia Nacional da Cultura foi comemorado em Feira de Santana. O evento foi realizado pela Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Costa, juntamente com as academias de Letras e Artes de Feira de Santana, Feirense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana. A solenidade de abertura do Dia Nacional da Cultura aconteceu na terça-feira, às 19h, no Casarão Fróes da Mota com a participação da Orquestra de Câmara do Seminário de Música de Feira de Santana e o palestrante Sandro Magalhães, que é superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura (SUDECULT) – Secretaria de Cultura do Estado. O tema da palestra foi: “A Importância da Cultura no Desenvolvimento Local”. Esteve à frente o presidente Antônio Carlos Coelho.
Prefeitura vai custear prótese
Por força de uma decisão judicial, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai custear a aquisição de uma prótese peniana articulável/ocultável, bem como o procedimento para colocação da mesma conforme indicação médica quanto a esta necessidade beneficiando um paciente residente no município. Tão logo foi citada no processo que tramitava na Justiça local desde 2009, a Prefeitura acionou a Procuradoria Geral do Município, que apresentou a sua defesa alegando se tratar de um procedimento de alta complexidade e que não consta no elenco de responsabilidades pactuado com o SUS. A Justiça, no entanto, deu parecer contrário e determinou que o município seja responsabilizado pelas despesas decorrentes do procedimento em questão. As despesas levantadas inicialmente ficariam em torno de R$ 130.000,00 (cento e trinta mil reais). Para baixar esse valor sem deixar de obedecer a prescrição médica, a Prefeitura fez um trabalho criterioso de levantamento de custos através da Secretaria de Saúde, o que resultou em uma economia significativa para os cofres do Município que vai adquirir por R$ 18.772,60.
Recondução de Piaggio
O Instituto Pensar Feira realizará assembleia geral extraordinária hoje, a partir das 16:00 horas, para eleição e posse da nova diretoria. A assembleia terá caráter homologatório, com a recondução do empresário Edson Piaggio de Oliveira para a presidência; Ruy Affonso Lima Caribé, como vice-presidente; Miguel Ângelo Nery Boaventura, diretor administrativo financeiro e Cironaldo de Souza Santos, diretor executivo. O evento ocorrerá no salão de eventos do Edifício Mutiplace, andar térreo.
Cardiologia Nuclear
O I Simpósio Internacional de Cardiologia Nuclear e Ergometria de Feira de Santana destinará os recursos arrecadados nas inscrições para o Lar do Irmão Velho, instituição de caridade que abriga aproximadamente 70 idosos carentes de assistência e atenção. O evento será realizado amanhã e depois, isto é, nos dias 7 e 8 de novembro próximo, no auditório de um hotel da cidade ao lado do Boulevard Shopping. Dois professores de reconhecimento internacional participam como convidados do Simpósio. O Dr. João Vicente Vítola, médico nuclear e especialista em cardiologia, da Universidade Federal do Paraná, fará a conferência sobre os “Desafios na detecção da doença arterial coronária, suas perspectivas atuais e futuras”, no primeiro dia do evento às 16:00, presidida pelo Dr. Edval Gomes Júnior, que é presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Regional Feira de Santana.
No mesmo dia, quatro especialistas participam da mesa-redonda que irá enfocar o “Papel da cardiologia nuclear na decisão clínica”, cuja coordenação estará a cargo do médico Mário Rocha. Vão debater o tema os doutores Augusto Almeida, presidente da Associação, coordenador do Serviço de Cardiologia Nuclear do Hospital Santa Isabel e do Ihef, de Salvador; João Vítola, do Paraná, e Fernando Mut, do Uruguai. Sábado, a principal conferência está marcada para as 10:00, quando o Dr. Fernando Mut abordará o tema “Por quê a cardiologia nuclear mantém-se relevante há décadas? O que mudou nos últimos anos”. Mut é especialista em medicina nuclear e fundador da Sociedade Latinoamericana de Cardiologia Nuclear. A conferência será presidida pelo Dr. Mário Sérgio Bacelar.
Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos











Deixe um comentário