


Religião e Ditadura
Acontecerá amanhã e quinta-feira (25 e 27/11/2014) na Uefs, o seminário Religião e Ditadura Civil-Militar no Brasil. Promovido pelo Centro de Pesquisa da Religião da Uefs, o encontro tem o objetivo de promover debate historiográfico sobre a atuação dos grupos religiosos nos 21 anos da dominação militar no país (1964-1985). Serão analisados os papéis desempenhados pela Igreja Católica, as Denominações Protestantes e as Religiões de Matrizes Africanas, institucionalmente ou através de seus membros, justificando ou combatendo o regime militar.
Os trabalhos serão abertos às 8h30 desta quarta-feira com a mesa-redonda Catolicismo e Ditadura no Brasil. Participam os professores Grimaldo Zachariades, Iraneidson Costa (Ufba) e o professor emérito da Uefs, José Jerônimo de Morais, com mediação de Eurelino Coelho (Uefs).
Livro de cinema
O livro “cinema demais: ou era uma vez dezenas de filmes comentados e a situação do cinema em Feira de Santana”, de Dimas Oliveira, organizado por Thomas Oliveira, está sendo impresso na Samp Gráfica e Editora. O projeto teve proposta aprovada pelo Conselho Municipal Gestor do Procultura/Esporte com Certificado de Incentivo nº 035/2014, tendo como proponente Lucy de Oliveira Barbosa. A publicação tem apoio da Fundação Senhor dos Passos e Fundação Carlo Barbosa, além de vários parceiros. A capa é do artista plástico Gil Mário.
Outros livros
Além de “cinema demais: ou era uma vez dezenas de filmes comentados e a situação do cinema em Feira de Santana”, de Dimas Oliveira, acontecerão ainda este ano o lançamento de “A História do Fluminense de Feira”, de Adilson Simas, e “O Teatro em Feira de Santana”, de Geraldo Lima. Poderá haver lançamento conjunto em dezembro próximo.
Data de Maria
Com festa e muitos parabéns foi comemorado o aniversário de Maria, que completou 9 anos de idade. Filha do deputado estadual Zé Neto e Maiana que reuniu a família para circuladas de delicioso buffet regado a refrigerantes.
Exposição
Julio Cesar Habib recebeu para coquetel de abertura de sua exposição “Deus Menino no Monte” na noite de terça-feira passada na loja Xarmonix no Salvador Shopping, com vinte réplicas da imagem barroca, vestidas com peças em veludo e lamê, bordadas com fios de ouro e adornadas com finas joias, com destaque para as redomas em cristal e os berços em madeira patinada. Ajudando o estilista e artista plástico a receber seus convidados estavam Marinalta, Katiane e Katia Cunha, donas da Xarmonix. A mostra fica em cartaz até dia 6 de dezembro.
Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos











Deixe um comentário