Implantação do campus universitário da UFRB em Feira de Santana mobiliza reitores e autoridades

Carlos Brito, Pablo Roberto, Paulo Gabriel e José Carlos participam do debate sobre a UFRB em Feira de Santana.
Carlos Brito, Pablo Roberto, Paulo Gabriel e José Carlos participam do debate sobre a UFRB em Feira de Santana.

Uma audiência pública, ocorrida na manhã desta quinta-feira (27/11/2014), na câmara municipal de Feira de Santana, movimentou estudantes, professores, representantes políticos e a sociedade em geral para defender a implantação do campus universitário da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) na cidade. A iniciativa foi promovida pelo mandato do vereador petista, Pablo Roberto e teve a participação de representantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e também do Poder Público Municipal.

O reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, fez um relato histórico da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e da importância que ela representa no sistema federal de ensino. Segundo ele o MEC ainda está avaliando de acordo com seus critérios a permissão para que seja realizada a construção do campus da unidade em um espaço de, aproximadamente, 35 hectares, ao lado da Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana (FAMFS).

“Tratamos o campus da UFRB como universidade plena e vemos que a instalação em uma área maior será bastante positiva, porque nos permitirá ter um projeto de campus maior e mais ousado. Não podemos pensar a UFRB apenas para o presente, temos que planejar a unidade em Feira de Santana para o futuro”.

 O deputado estadual Yulo Oiticica iniciou seu pronunciamento parabenizando o reitor da UFRB pela dedicação ao ensino federal de ensino e sugere que seja realizada uma reunião com a comissão de educação do estado para que o assunto possa ser avaliado e discutido melhor, para que assim, a Bahia possa ganhar com a implantação dessa importante ferramenta de ensino em Feira de Santana.

A professora da UFRB, Suzana Pimentel chama atenção do poder público para que a questão seja tratada com mais responsabilidade.

“Como membro da sociedade de Feira todos nós temos o dever e a responsabilidade de pensar no sim em um espaço para favorecer a ampliação do ensino superior na região. Peço que todos tenham sensibilidade e que esforços sejam feitos além do limite. A área de 35 hectares poderia ser de um processo, mais é muito pouco para o acesso que pode ser dado, para os cursos que podem ser ampliados e para que tenhamos os jovens de Feira e da região fazendo parte do ensino superior da Bahia”.

O reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), José Carlos Barreto, parabenizou a iniciativa ressaltando a importância da discussão, visto que o mesmo acontece na universidade estadual de Feira de Santana no que tange o campus da universidade em Santo Amaro.

Para o vereador Pablo Roberto, a audiência teve como intuito apresentar propostas e rumos para implementação do campus universitário em Feira de Santana. Ele ressaltou que a obra não é para o seu mandato e sim para o bem da cidade para assim conseguir dar oportunidades para a população e destacou a importância da universidade federal para o crescimento da região.

“Desde o início, tivemos o cuidado de não transformar a discussão em um debate partidário. Essa causa é da cidade, enquanto homem público tenho o dever de provocar a sociedade e suas autoridades para discutirmos essa problemática, a fim de defender e não permitir que o assunto caia no esquecimento e a sociedade feirense sofra em não gozar plenamente desse benefício. É importante lembrar que esta audiência foi apenas a abertura dessa grande luta, que não para por aí.”

Hoje a universidade funciona, provisoriamente, no prédio do Instituto de Educação e Desenvolvimento (INED), no bairro Sim. O campus permanente será instalado em um espaço de, aproximadamente, 35 hectares, ao lado da Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana (FAMFS), localizada no bairro Aviário. Segundo o parlamentar o espaço destinado é insuficiente para implantação do campus em sua totalidade.

 O vereador sugere que o campus universitário seja instalado numa área próximo a BR 116 sul, que fica no fundo da pousada da Feira. Ele afirma que a área foi desapropriada no final do governo Paulo Souto, que possui aproximadamente 100 hectares e que poderia passar por uma avaliação, antes de definir que o campus da UFRB seja construído na FAMFS, por ser uma área que reúne as condições e que por isso deve ser levada em consideração.

 UFRB

Em decorrência do empenho dos governos estadual e federal foi possível que, em agosto de 2012, a presidenta Dilma Rousseff anunciasse a criação de um campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) em Feira de Santana.

Cursos

O Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (Cetens), em Feira de Santana, conta com cursos de graduação Licenciatura em Educação no Campo (com habilitações em Matemática e Ciência da Natureza); Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Energia e Sustentabilidade, e Arquitetura e Urbanismo, além dos cursos de pós-graduação em Energia e Desenvolvimento Sustentável.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Cartaz do evento 'Cidade Verão' em Santo Estevão, destacando atividades de verão, cultura e movimento, com datas de 11 a 25 de janeiro, sempre aos domingos na Avenida Getúlio Vargas.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading