Parlamentares pedem julgamento do deputado federal Protógenes Queiroz pelo pleno do STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, recebeu o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e uma comitiva de parlamentares, que foram conversar sobre a condenação do deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP). Deputados e senadores pediram o julgamento do deputado pelo pleno do STF e não por uma turma do tribunal.

A segunda turma do STF, com três ministros, condenou por unanimidade o deputado Protógenes por violação de sigilo funcional ao vazar informações a jornalistas na Operação Satiagraha, ação da Polícia Federal que prendeu o banqueiro Daniel Dantas, o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o empresário Naji Nahas em junho de 2008. Na época, o deputado era delegado da Polícia Federal e chefiava a operação.

Os parlamentares foram argumentar que a condenação só foi possível em razão da mudança no regimento interno do STF, ocorrida em junho último, que possibilitou julgamentos com apenas três ministros.

Henrique Alves assinalou que a reunião foi respeitosa, clara e democrática. O presidente afirmou ainda que “o regimento interno do STF não tem poder de transformar uma norma constitucional”. Lembrou que a Constituição Federal diz que o julgamento de parlamentares deve ser feito pelo pleno do STF, que é composto por 11 ministros.

Segundo informou Alves, o ministro Lewandowski disse que há dois caminhos, a via judicial ou a administrativa, que permite uma petição à Comissão de Regimento do STF, que hoje é presidida pelo ministro Marco Aurélio. A comissão analisará a viabilidade do pedido, que, se aprovado, poderá levar o julgamento ao pleno do Supremo.

Também participaram da reunião a líder do PCdoB, Jandira Feghali (RJ); o líder do DEM, Mendonça Filho (PE); o deputado Espiridião Amin (PP-SC), a deputada Rosane Ferreira (PV-PR), os deputados do PCdoB Jô Moraes (MG), Chico Lopes (CE) Daniel Almeida (BA) e os senadores também do PCdoB Inácio Arruda (CE) e Vanessa Grazziotin (AM), ambos do PCdoB.

*Com informações da Agência Câmara.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading