Repercute ‘Carta Aberta’ do ex-vereador feirense Angelo Almeida

Carta de Angelo Almeida é lida no plenário da Câmara Municipal de Feira de Santana.
Carta de Angelo Almeida é lida no plenário da Câmara Municipal de Feira de Santana.

O vereador Pablo Roberto (PT), em discurso na tribuna da Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira (26/11/2014), fez a leitura de uma Carta Aberta à comunidade feirense, de autoria do ex-vereador Angelo Almeida (PT), que questiona a lei ordinária 3.475/2014, que dispõe sobre a utilização de caixas estacionárias de entulho, e dá outras providências.

Segundo o documento, a referida lei é originária do projeto de lei 50/2014, de autoria do vereador Justiniano França (DEM). “Entretanto, me causa estranheza o fato da Prefeitura regularizar uma lei de 2014, enquanto a Câmara aprovou e promulgou lei com o mesmo objetivo três anos antes. Lei esta que nunca foi regulamentada e fiscalizada pela atual gestão”, disse Angelo, afirmando que quando exerceu a vereança discutiu exaustivamente os riscos da falta de regras sobre as caçambas estáticas.

Na Carta Aberta o ex-vereador informa que apresentou à Casa da Cidadania, em novembro de 2010, o projeto de lei 122/2010, que dispunha sobre a disciplina e utilização de caçambas estáticas coletoras de lixo e entulhos no município de Feira de Santana. Conforme o petista, a matéria foi aprovada por unanimidade e promulgada pelo então presidente da Casa, Antônio Francisco Neto, no dia 21 de setembro do ano seguinte (lei municipal 266/2011). Em sua opinião, “não é dado ao Município o direito de desconhecer suas próprias leis”.

Angelo acrescenta: “juridicamente, por preservar dispositivos e medidas semelhantes, sem revogar e lei anterior – a legislação de 2014, que o governo municipal anunciou esta semana ter regulamentando, torna-se inconstitucional. Ao meu entender, soa como mais uma manobra, uma disputa pífia de poder que tenta manipular a sociedade para ganhos essencialmente governistas”.

O petista afirma também que “o verdadeiro problema de tudo isso é que enquanto eles tentam esconder as leis de autoria de legisladores oposicionistas sem regulamentar, fiscalizar e permitir que as mesmas sejam cumpridas, as pessoas precisam da sua vigência, como precisou o motociclista Milton de Lima Ferreira, quando sua moto o bateu de frente com uma caçamba estática que não possuía sinalização e estava fora de parâmetros estabelecidos em lei. Infelizmente, o acidente foi fatal”.

Em consonância com Angelo Almeida, o vereador Pablo disse que o Governo Municipal tem rejeitado projetos e leis importantes dos vereadores de oposição.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading