


QUEM É QUEM
Numa iniciativa da sucursal regional da TRIBUNA DA BAHIA, acontecerá dia 12 de dezembro de 2014, no Palacete Froes da Mota, o tradicional acontecimento social, QUEM É QUEM 2014, que visa homenagear as figuras mais expressivas do eixo Salvador-Feira de Santana e entre estas o prefeito Jose Ronaldo de Carvalho, senador João Durval, presidente do Tribunal da Justiça do Trabalho Valtercio Oliveira, deputado estadual Zé Neto, o almirante Arnon Lima Barbosa e Nelson Jose de Carvalho. Amanhã, divulgaremos mais nomes, A coordenação é deste jornalista.
Phantasia de Brasileiro e Juraci
Amanhã, acontecerá a mostra “Phantasia”, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira (MAC) que
vai encerrar o calendário de atividades deste ano e dois grandes expoentes da cultura feirense, Antônio Brasileiro e Juracy Dórea, estarão expondo suas obras. Na oportunidade também serão lançados dois livros dos artistas: “Longes terras” e “O livro das fantasias”, de Brasileiro e Juraci, respectivamente. São obras de edição do MAC, que freqüentemente publica materiais de escritores feirenses. Durante o evento, diversos atores farão intervenções, declamando poesias, além da exibição de vídeos arte produzidos pelos artistas George Lima e Caetano Dias.
Feirense no filme
Edson Porto, que atua na área cultural feirense, aparece no filme “Irmã Dulce”, contracena com Regina Braga, uma das atrizes que faz a religiosa. O mesmo está nos créditos finais do filme de Vicente Amorim, em cartaz nos cinemas. Em Feira de Santana, no Orient Cinemas Boulevard.
Dimas e o filme
Sobre o filme “Irmã Dulce” o crítico de cinema Dimas Oliveira declarou que: o mesmo “não tem roteiro convincente”. Mais uma prova com “Irmã Dulce”, de Vicente Amorim, em cartaz no Boulevard Orient Cinemas. O roteiro é de L. G. Bayão e Anna Muylaert . É muito repetitivo e não faz o filme ter ritmo. São muitos saltos temporais que prejudicam a verossimilhança. Outra questão: filme cumpre o objetivo de homenagear a figura da religiosa baiana, que fez obra assistencialista enfrentando dogmas religiosos e barreiras sociais? O filme é um veículo para tentar influir no processo de canonização, que está em andamento, da irmã Dulce pelo Vaticano – ela já foi beatificada em 2011.
Arte-educação
A arte é uma linguagem da alma. A definição partiu da coordenadora pedagógica Maria Enedina Leal, da Escola Municipal Almira de Oliveira Santos. Ela é uma das 91 professoras que acabam de concluir o curso de formação em Arte-educação oferecido pela Secretaria Municipal de Educação através do Projeto Recriar. A solenidade de certificação acontece na terça-feira, na Fundação Senhor dos Passos. A formação é destinada a professores que atuam em turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, incentivando a arte como elemento formador na identidade dos alunos a fim de que estes aprendam a apreciá-la desde a infância. Cinquenta e oito professores completaram a formação em artes visuais, enquanto 33 aprenderam sobre a fundamentação, princípios e técnica do teatro.
Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos










Deixe um comentário