
Em seu discurso na Cúpula Extraordinária da Unasul, nesta sexta-feira (05/12/2014) no Equador, a presidenta Dilma Rousseff destacou o crescente peso da região, a partir da cúpula entre países do Brics e Unasul, realizada em julho, em Brasília na interlocução global, que tem como características principais o diálogo e a cooperação. Ela apontou para novos diálogos nos próximos anos.
Dilma afirmou também que o fortalecimento desse protagonismo do continente no cenário internacional passa, necessariamente, pela valorização da agenda intrarregional e pela intensificação dos processos de integração. Neste contexto, assegurou apoio às propostas do secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper.
“Esse processo de consolidação de nossa agenda externa será fortalecido com o aprofundamento de nossa agenda intrarregional. Precisamos concentrar-nos na ampliação da infraestrutura regional. Vamos dar total apoio às suas propostas de acelerar a execução da agenda de projetos prioritários do Cosiplan, bem como de buscar convergências dos processos de integração. Concordo com a proposta de escolher projetos prioritários e, sobretudo, de realizá-los para que isso mostre nossa capacidade, nosso compromisso. E também sirva de referência das nossas melhores práticas”, pontuou a presidenta.
Sobre a inauguração da nova sede da Secretaria-Geral da Unasul, Dilma declarou que sua instalação na Mitad del Mundo, por onde passa a linha do Equador, é simbólica demonstração do compromisso em aprofundar a união do continente.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




