
Uma lista com os nomes de mais sete ministros para o governo do segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff foi divulgada hoje (29/12/2014), por meio de nota, pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Quatro novos ministros foram anunciados e três vão trocar de ministérios.
Atual ministro de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini será remanejado para o Ministério das Comunicações. Em seu lugar, assume o deputado Pepe Vargas, ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, e que terá agora a tarefa de conduzir a articulação política entre o Executivo e o Legislativo.
Miguel Rossetto, que está no comando do Ministério do Desenvolvimento Agrário, assumirá a Secretaria-Geral da Presidência da República. A pasta é ocupada por Gilberto Carvalho, que após 12 anos no governo vai para a presidência do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi).
Já o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, assumirá o comando da Integração Nacional. Para o seu lugar vai Gilberto Kassab, cujo nome foi anunciado pela presidenta Dilma na semana passada.
Para o Ministério dos Transportes, a presidenta indicou o ex-senador Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP), suplente da senadora Marta Suplicy. Ele ocupou o cargo no Senado durante o período em que Marta comandou o Ministério da Cultura.
Patrus Ananias será o novo ministro do Desenvolvimento Agrário. Durante o governo Lula, ele foi ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Já o atual secretário executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Gabas, assumirá no lugar de Garibaldi Alves.
A todos os nomes que deixam o governo e aos que vão assumir, Dilma agradeceu a “dedicação”: Francisco Teixeira (Integração), Garibaldi Alves (Previdência Social), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário), Paulo Bernardo (Comunicações), Paulo Sérgio Passos (Transportes), Ricardo Berzoini (Relações Institucionais). Com a lista de hoje, restam agora ser anunciados ou confirmados no cargo 15 nomes. Os futuros ministros tomam posse na próxima quinta-feira (1º).
Na última terça-feira (23) Dilma anunciou 13 nomes, como o do petista Jaques Wagner no Ministério da Defesa, além de integrantes do PMDB e de legendas aliadas como PCdoB. Comporão o governo no segundo mandato de Dilma Aldo Rebelo (Ciência Tecnologia e Inovação), Cid Gomes (Educação), Eduardo Braga (Minas e Energia), Gilberto Kassab (Cidades) e Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
Os futuros ministros da Fazenda, Joaquim Levy; do Planejamento, Nelson Barbosa; e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, foram anunciados no final de novembro e vão substituir os ministros Guido Mantega, Miriam Belchior e Mauro Borges, respectivamente. Alexandre Tombini permanecerá na presidência do Banco Central.
Confira a relação dos futuros ministros do governo Rousseff
Transporte – Antonio Carlos Rodrigues (PR)
Integração – Gilberto Occhi (PP)
Secretaria-Geral – Miguel Rossetto (PT)
Desenvolvimento Agrário – Patrus Ananias (PT)
Relações Institucionais – Pepe Vargas (PT)
Comunicações – Ricardo Berzoini (PT)
Previdência – Carlos Gabas (PT)
Ciência, Tecnologia e Inovação – Aldo Rebelo (PC do B)
Educação – Cid Gomes (PROS)
Portos – Edinho Araújo (PMDB)
Minas e Energia – Eduardo Braga (PMDB)
Aviação Civil – Eliseu Padilha (PMDB)
Esporte – George Hilton (PRB)
Cidades – Gilberto Kassab (PSD)
Pesca – Helder Barbalho (PMDB)
Defesa – Jaques Wagner (PT)
Agricultura – Kátia Abreu (PMDB)
Igualdade Racial – Nilma Lino Gomes (sem filiação partidária)
Controladoria-Geral da União – Valdir Simão (sem filiação partidária)
Turismo – Vinicius Lajes (PMDB)
Fazenda – Joaquim Levy (sem filiação partidária)
Planejamento – Nelson Barbosa (sem filiação partidária)
Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – Armando Monteiro (PTB)
Banco Central – Alexandre Tombini (sem filiação partidária)
A posse dos novos ministros será no dia 1º de janeiro, mesmo dia em que a presidente Dilma será empossada para o segundo mandato.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




