Comunidade quilombola é beneficiada com obras hidroambientais no Médio São Francisco

Ponte de Pirapora sobre o Rio São Francisco.
Ponte de Pirapora sobre o Rio São Francisco.
Ponte de Pirapora sobre o Rio São Francisco.
Ponte de Pirapora sobre o Rio São Francisco.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco-CBHSF inicia no próximo dia 31 de janeiro de 2015 (sábado) obras de recuperação hidroambiental na bacia hidrográfica do Rio das Rãs, importante afluente do rio São Francisco no município de Bom Jesus da Lapa, oeste da Bahia. Entre os beneficiados com as obras estão 800 famílias da comunidade de remanescentes de quilombo Rio das Rãs. Na oportunidade, serão apresentadas as propostas técnicas do projeto, bem como validar com as populações locais os serviços que serão realizados na região.

Com recursos da cobrança pelo uso da água, o CBHSF investirá cerca de R$ 780 mil na recuperação da qualidade e quantidade de água deste manancial, essencial para o abastecimento de comunidades que residem em torno da cidade baiana. Estão previstos serviços como cercamento de nascentes, adequação de estradas rurais, construção de curvas de nível e paliçadas, bem como o envolvimento da população local em trabalhos de mobilização social e educação ambiental.

“Esperamos que, além da obra física, o trabalho de mobilização e de educação ambiental possa conscientizar as pessoas para a importância de preservar o rio”, destaca Claudio Pereira, coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco.

A solenidade de abertura dos trabalhos acontece no Colégio da Brasileira, localizado na Comunidade Rio das Rãs, em Bom Jesus da Lapa, a partir das 9h30.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141544 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário