

Referência em tratamento de esgoto na França, os jardins filtrantes parecem um parque público para quem passa desavisado pelo local. Eles servem como área de lazer, embelezam a cidade e, ao mesmo tempo, possuem uma função ambiental muito importante: diminuir a poluição do Rio Sena usando a capacidade de purificação da natureza.
O Parc Du Chemin de L’lle, idealizado por Thierry Jacquet e pela equipe da Phytorestore, foi implantado em uma área de um antigo depósito de lixo, próximo à margem do rio Sena. O projeto utiliza o parque para despoluir o rio através de um sistema de fitorestauração. Uma técnica aparentemente simples que pode trazer muitos benefícios para o meio ambiente.
O tratamento dos resíduos é feito por meio de uma sequência de jardins encantadores, formados por diversos tipos de plantas aquáticas. As paisagens parecem que saíram diretamente dos quadros impressionistas de Monet de tão belas! Cada jardim possui plantas com raízes capazes de absorver e filtrar determinados tipos de resíduos, promovendo assim uma etapa do processo de despoluição da água.
E ai você se pergunta, como as plantas sobrevivem depois de absorver tanta sujeira? As espécies de plantas utilizadas têm uma particularidade, elas não fazem bioacumulação. Ou seja, elas fazem com que toda a poluição seja tratada apenas nas raízes. Desta forma, não há substâncias ou poluição que cheguem aos tecidos e às contaminem.
Esse projeto é referência em todo o mundo, pois consegue devolver água rica em oxigênio ao rio, quase potável e recomendada apenas para banho. Além disso, com essa iniciativa surgiu uma nova solução inteligente para o caso que aflige cidades do mundo inteiro.
*Com informações da Odebrecht.
Leia +
Parc du Chemin-de-l’Ile, em Nanterre, contribui para a despoluição do Rio Sena
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




