A estes três seres divinos Deus confiou o poder de zelar pela luz resplandecente da Corte Celestial. Para retribuir a pureza e o amor manifestados pelos Reis do Oriente, Mestre Irineu, reverente, confiou a eles a entrega de todos os trabalhos realizados sob o seu domínio.
Hino 64. Eu peço a Jesus Cristo
Eu peço a Jesus Cristo
Eu peço à Virgem Maria
Eu peço ao meu Pai eterno
Vós me dê a santa luz.
Eu sigo na verdade
Eu sigo meu caminho
Eu sigo com alegria
Que eu sou filho da Rainha.
A força da floresta
A força do astral
A força está comigo:
A minha mãe é quem me dá.
Eu chamo o rei Titango
Eu chamo o rei Agarrube
Eu chamo o rei Tintuma
E eles vêm lá do astral.
A força é divina
A força tem poder
A força neste mundo
Ela faz estremecer.
Sempre vivo neste mundo
Viva todos que quiser
Viva Deus, lá nas alturas
E o Patriarca São José
Eu dou viva à Virgem Mãe
Viva suas companheiras
Nos proteja neste mundo
Vós como mãe verdadeira.
O sol que veio à terra
Para todos iluminar
Não tem bonito e nem feio
Ele ilumina todos igual.
A lua tem três passagens
Todas três nela se encerra
É preciso compreender
Que ela é quem domina a terra.
Neste hino, Mestre Raimundo Irineu Serra Juramidã anuncia que detém as forças da floresta e do astral, que lhe foram concedidas por sua Mãe, Nossa Senhora da Conceição, a Rainha da Floresta, e chama os Três Reis do Oriente pelos nomes de Titango, Agarrube e Tintuma.
Na data de 5-6 de janeiro, quando dos festejos da Noite de Reis, acontece importante rito doutrinário da liturgia daimista. É quando os adeptos da doutrina fazem as suas “entrega dos trabalhos”. A celebração desta data é encerrada com uma cerimônia de apresentação e entrega individual dos trabalhos espirituais pelos seguidores da Doutrina ao seu superior hierárquico. Significa o término do ano litúrgico daimista.
O dia/noite de Reis representa o encerramento e ao mesmo tempo abertura do ano litúrgico daimista, como continuidade permanente do ciclo devocional.
Ao final da apresentação do Hinário do Mestre, bailado, todos cantam e bailam, a seguir, o hino nº 25, “Oferecimento” (só cantado nesta data).
Logo após, os batalhões se enfileiram em frente aos comandantes masculino e feminino, e cara a cara com estes, os soldados da Rainha levantam a mão direita, com a palma da mão para a frente saúdam o comandante do salão, ou alguém que foi designado, ao qual vai entregar os seus trabalhos. Baixam as mãos e afirmam, um após o outro:
– Na Santa Paz de Deus eu recebi os meus trabalhos de (2014) e na Santa Paz de Deus eu entrego os meus Trabalhos de (2014) com (ou sem) alteração, com poucas (ou muitas; ou sem) preces rezadas.
Ao término da entrega dos trabalhos pelos fardados, a Comandante entrega os trabalhos do batalhão feminino ao Comandante Geral do Salão (que geralmente é o comandante masculino, que acumula as duas funções); o Comandante Geral entrega ao Vice-Presidente e o Vice ao Presidente do Centro Livre – e este deve entregar o trabalho de toda a irmandade ao Mestre Raimundo Irineu Serra, no plano invisível.
Pergunta: por que o ritual de encerramento do ano litúrgico daimista está associado aos Três Reis do Oriente?
Na Bíblia é dito que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, adorar o Menino Jesus:
– Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.
Eles chamavam-se Gaspar, Melchior e Baltazar. Porém, são suposições sem base histórica ou bíblica. Foi Beda, o Venerável quem deu estes nomes aos magos.
Na Doutrina do Santo Daime os Três Reis do Oriente são chamados pelos nomes de Titango, Agarrube e Tintuma.
A estes três seres divinos Deus confiou o poder de zelar pela luz resplandecente da Corte Celestial. Para retribuir a pureza e o amor manifestados pelos Reis do Oriente, Mestre Irineu, reverente, confiou a eles a entrega de todos os trabalhos realizados sob o seu domínio.
O sol que veio à terra
Para todos iluminar
Não tem bonito e nem feio
Ele ilumina todos igual
Nesta estrofe, encontramos similitude nas palavras do Nosso Senhor Jesus Cristo:
– Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
E na última estrofe do hino n] 64, mais uma vez Mestre Irineu transmite conhecimentos astronômicos e astrológicos ao seu povo simples – os caboclos amazônicos – como já tinha feito em hinos anteriores.
A lua tem três passagens
Todas três nela se encerra
Quer dizer, a lua tem três movimentos principais: rotação em torno de seu próprio eixo, revolução em torno da Terra e translação em torno do Sol junto com a Terra.
É preciso compreender
Que ela é quem domina a terra
Desde a antiguidade que os povos atribuem à Lua o domínio sobre todas as atividades da natureza e do homem. Daí que a decisão sobre colheita, caça, concepção e muitas outras sempre estiveram relacionadas às fases lunares. A lua influencia as marés, e hoje se sabe cientificamente que a energia luminosa da Lua tem influência sobre o clima e a atmosfera terrestre.
A Lua influencia as emoções humanas, os negócios, o sono, a saúde; determina os ciclos de crescimento: é à Lua crescente que as pessoas ameaçadas de calvície recorrem quando vão cortar os seus cabelos, pois “até os fios de cabelo de sua cabeça estão contados”.
Lua branca, soberana. Quis a Lei Divina que fosse assim. Só nos cabe conhecer e compreender.
*Juarez Duarte Bomfim, sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




