Governo da Bahia diz que Galeria F dos presos políticos será transformada em espaço de memória da ditadura

Nestor Duarte Neto durante visita a Galeria F.
Nestor Duarte Neto durante visita a Galeria F.

Atendendo a uma proposta da Comissão Estadual da Verdade – Bahia, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap) vai transformar a famosa Galeria F, ala dos presos políticos, na Penitenciária Lemos Brito (PLB), em um espaço de memória da ditadura. A decisão foi anunciada pelo titular da Seap, Nestor Duarte Neto, nesta quarta-feira (4/02/2015), após visita ao espaço no dia anterior, em companhia de dois integrantes da Comissão Estadual da Verdade (CEV), Carlos Navarro (coordenador) e Joviniano Neto, e do diretor da Penitenciária Lemos Brito, Everaldo Jesus de Carvalho.

Memória

O coordenador da CEV-BA, Carlos Navarro, explica que a transformação da Galeria F em espaço de memória é um antigo anseio dos presos políticos que por lá passaram, entre eles José Carlos Zanetti e Emiliano José, que fizeram a sugestão à Comissão. Na visita, o secretário Nestor Duarte Neto garantiu todo apoio ao projeto, que inclui restauro que possa possibilitar o retorno à situação anterior em cada uma das 20 celas destinadas aos presos políticos. “É um espaço de preservação para que a população possa conhecer a história das pessoas que passaram por aqui”, afirmou.

A Galeria F, situada no prédio circular com um total de 119 celas, o primeiro da PLB, construído em 1950, encontra-se desativada. Por lá passaram 85 presos políticos, entre eles o jornalista e escritor Emiliano José, que ficou preso por quatro anos (1971-1974). Ele é autor de livros relatando o horror dos anos de chumbo naquela galeria.

A historiadora Cláudia Trindade, que desenvolve um trabalho de pesquisa no Centro de Documentação da Penitenciária, já localizou diversos prontuários de presos políticos até hoje não registrados pela CEV e outras entidades. O diretor da Lemos Brito, Everaldo Jesus de Carvalho, disse que o projeto prevê também transformar o espaço em um Centro Dinâmico de Cultura Prisional, com escolas profissionalizantes e outras atividades.

Ainda durante a visita, o secretário Nestor Duarte Neto visitou os novos prédios da Cadeia Pública para presos provisórios, em fase final de construção, com capacidade para 401 pessoas do sexo masculino e 286 na ala feminina.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading